terça-feira, 29 de setembro de 2009

Doce e licor de marmelo

No fim-de-semana, deram-me um saco de marmelos, aliás, gamboas. Claro que tinha de ir a correr fazer compota!
adoro estes frascos de compota!

Estava a hesitar entre fazer marmelada e doce de marmelo, até que vi esta receita no Petiscos. Decidi-me logo :) (além do mais, marmelada nunca foi a minha perdição)

Claro que tinha de inventar e pôr açúcar a olho e acrescentar sumo de limão, mas não vamos f
alar disso agora ;)

Ingredientes
Marmelos
Açúcar
Pau de canela
Casca de limão
Sumo de limão (isto já foi invenção minha)


Lavar muito bem a fruta, de preferência esfregando com uma escova de unhas.


Descascar, descaroçar e cortar os marmelos em bocados pequenos. Para ser mais rápido, e poupar as mãos, primeiro tiro o caroço com um descaroçador de maçãs e depois tiro a casca com um descascador de cenoura - mais rápido e só sai a casca mesmo.


Guardar as cascas e os caroços se pretender fazer geleia e/ou licor de marmelo.
Colocar a fruta num tacho e cobrir com água. Levar ao lume em lume médio até os marmelos estarem cozidos.

Escorrer a água (podem-na guardar para fazer a geleia - dica que li algures num blog) e triturar a fruta - varinha mágica ou passe-vite, aquilo que tiverem à mão :)


Colocar o puré no tacho e juntar o pau de canela, a casca e algum sumo de limão. Mexer, juntar açúcar, envolver e provar. Juntar mais açúcar se necessário. Deixar cozinhar durante 30 min. (tempo para um 1 kg fruta), mexendo de vez em quando.

Eu esterilizei frascos de compota e coloquei aí o doce. Fechei ainda quente e virei os frascos de cabeça para baixo. Podem também colocar em tacinhas, o que vos aprouver :)



a minha forma preferida comer doces - barrados em bolacha Maria :)


Pois bem, atendendo a que tinha cascas de marmelo 'a dar com um pau', resolvi fazer
licor de marmelo.

Nada mais fácil - num frasco de boca larga, colocar cascas de marmelo até meio, um pau de canela e encher até acima com aguardente. Guardar durante 2 meses em local escuro e seco (dispensa, fundo de armário, etc.) Se ficar bom, depois mostro.


aqui está ele - daqui a dois meses logo digo como ficou (hiiii, que foto miserável)


Com as cascas e os caroços, podem ainda fazer geleia - eu adorava-a em criança e ainda agora também :) A mim, a coisa não correu lá muito bem (eu e as minhas costumadas invenções), mas podem ver uma receita que me parece boa aqui. Não foi esta a receita que usei! não tenham medo de experimentar :)

E assim se passou a minha tarde de domingo :)
Rustyboobz

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários, críticas e sugestões são sempre bem-vindos!