sexta-feira, 5 de março de 2010

Novo creme facial caseiro!

Continuando com a minha intenção de utilizar produtos de beleza mais naturais, baratos e feitos por mim mesma, fiz há 2 semanas o meu primeiro creme facial :) Utilizei uma receita muito simples que leva apenas manteiga de karité e óleo de amêndoas doces.

Para quem não conhece, a manteiga de karité é um excelente hidratante e tem as mesmas características que as substâncias oleosas secretadas pelas glândulas sebáceas da pele, pelo que se torna uma matéria prima excelente para produtos para a pele. Contém, também, vitamina A que ajuda a curar as lesões da pele - manchas, rugas, eczema, etc.


aqui, os frutos da árvore Shea (a manteiga é feita a partir da compressão e tratamento das suas nozes)

É um produto esbranquiçado sem odor, que se apresenta em estado sólido mas que rapidamente fica com uma consistência de creme, ou seja, o ponto de fusão é extremamente baixo.

Para fazer o meu creme facial, utilizei 50g de manteiga karité orgânica e cerca de 50 ml de óleo de amêndoas doces.

Coloquei a manteiga no almofariz e bati até ficar macia. Aos poucos fui juntando o óleo e mexi até obter um creme homogéneo. Depois, com uma vara de arames mexi o creme para ficar fofo.

Coloquei numa caixa, reaproveitada de um outro creme, onde escrevi o nome do creme e o prazo de validade (6 meses). Obtive, assim, um creme facial de 50 ml por cerca de 2,10 €!


Este é um creme gordo que deixa a pele extremamente hidratada, mas brilhante enquanto o não é absorvido, razão pela qual só o utilizo à noite (não demora assim tanto, mas as minhas manhãs são sempre uma correria). Talvez
o creme não fique tão gordo se se diminuir um pouco a quantidade de óleo de amêndoas doces.

Como medida de
PRECAUÇÃO, deve-se fazer um teste antes de se começar a utilizar este creme (ou qualquer outro, já agora) - apliquem uma pequena quantidade na dobra do braço como o fariam normalmente na cara. Se no dia seguinte não houver qualquer reacção, podem utilizar o creme à vontade. Eu não tive qualquer reacção, mas cada caso é um caso.

Custo:
aprox. 2,10 €

Prazo de validade: 6 meses
Armazenamento: pela minha experiência, pode ser guardado onde se guardam este tipo de produto (no meu caso, a casa de banho) sem se notar qualquer marca de deterioração.

Fiquei super entusiasmada com esta experiência - o creme é extremamente hidratante (daquele género em que se sente a pele a ficar hidratada à medida que o creme é absorvido), não utiliza ingredientes estranhos, caros ou difíceis de obter e fica imensamente mais barato que qualquer um de marca, ou seja, é uma experiência que já ganhou lugar cá em casa.
(foto do creme no fim de semana!)

Rustyboobz

2 comentários:

  1. Bom dia, sou Dárcia e vivo em Moçambique, Cidade de Maputo. Se substituir o óleo de amenoa co mel tabem funciona? Meu email: darciafreia@gmail.com

    ResponderEliminar
  2. olá!! encontrei este blog quando andava maluquinha à procura de receitas caseiras de produtos de beleza para que os pudesse fazer em casa e fiquei absolutamente maravilhada com este. Gostava de saber onde se pode arranjar manteiga de cacau e manteiga de karité . Achas que me podes dar uma ajudinha?

    madalenacarneiro93@sapo.pt

    ResponderEliminar

Comentários, críticas e sugestões são sempre bem-vindos!