sábado, 13 de março de 2010

Licor de laranja

Mais um licor feito a olhómetro!

Os ingredientes base são os do costume: aguardente, água, açúcar. A quantidade necessária de aguardente e laranjas vai depender do tamanho do frasco onde se vai macerar as cascas destas. Julgo que utilizei 4 laranjas grandes para cerca de 750 ml de aguardente.




Lavar as laranjas para retirar qualquer impureza. Com uma faca ou um descascador de cenoura bem afiados, retirar a casca da laranja. Apenas se quer a parte laranja, já que a parte branca dá um sabor amargo ao licor.

Encher um frasco até meio com as cascas e acabar de encher o frasco com aguardente. Deixar a macerar durante 15 dias. Filtrar, então, a aguardente e medir. Fazer uma calda com a mesma quantidade de água e açúcar que a aguardente, deixar arrefecer ligeiramente e filtrar de novo. Engarrafar e deixar em repouso 2 semanas antes de consumir.

(receita daqui)

Quando olhei para a cor deste licor, disse logo 'olha, parece mesmo a Orangina' :) enfim, memórias de infância nada típicas na minha pessoa :)

Quando começar a surgir fruta boa, vou fazer licores em massa - morango, pêssego, tangerina, ameixa... Candidatos a receber umas garrafitas? ;)

Rustyboobz


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários, críticas e sugestões são sempre bem-vindos!