quinta-feira, 18 de março de 2010

Ambientadores de gelatina! (a sério, é mesmo gelatina)

Quando descobri, num dos meus livros sobre produtos caseiros, uma receita para fazer ambientadores de gelatina (no original, 'no-flame gel candles'), vi logo que era uma daquelas coisas que tinha mesmo mesmo mesmo de experimentar - e estou realmente a falar de gelatina comestível, não de um gel qualquer. E não é que resultam mesmo?!





Claro que, nestas coisas, não vale a pena gastar gelatina de marca, uma de marca branca (que foi a que utilizei, caso ainda tenham dúvidas sobre as minhas opções de mercearia), serve perfeitamente.

Só tem de se ferver 125 ml de água, juntar um pacote de gelatina e mexer para dissolver esta. Juntar 125 ml de água fria e tornar a mexer. Adicionar 1/8 c. c. de vodca e 1/2 c.c. de óleo essencial à escolha e mexer até estar tudo bem misturado.
Colocar em frascos de vidros com tampa (podem reutilizar frascos de compota, que foi o que fiz) e deixar repousar durante 30 min.

Depois deste tempo, podem colocar o vosso ambientador no local que entenderem e usufruir da fragrância. Quando não o estiverem a utilizar, bastar fechar o frasco para que dure mais tempo. A fragrância é suave, nada parecida com as dos ambientadores comerciais que empestam o ambiente.


(Eu já utilizei gelatina de morango e óleo essencial de pimenta-hortelã, como também óleo essencial de limão :)


Custo:
0,45 €/250 ml ambientador. 45 cêntimos por 1 ambientador???? viva a gelatina! :)

Para além da questão económica, evita-se também ter pavios acesos, diminuindo o risco de incêndios em casa, e os produtos nocivos que geralmente se encontram nas velas normais e respectivos pavios.


NÃO aconselho estes ambientadores a quem tenha crianças em casa, dado que poderão confundir o ambientador com gelatina. Segurança sempre em primeiro lugar!

Rustyboobz


3 comentários:

  1. Olá!
    Sou tua leitora assídua e adorei (mais) esta ideia!
    Uma pergunta: o ambientador vai evaporando?
    Eu estou tentada a experimentar, mas torço um pouco o nariz ao vodca. Não há outra alternativa? Detesto o cheiro a álcool...
    Um abraço

    Gina

    macadentada.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Ah!
    E já agora: podes fazer um post sobre os teus livros de produtos caseiros?

    Obrigada

    Gina

    ResponderEliminar
  3. Olá Gina1 Em primeiro lugar, obrigado pelas visitas :)

    Quanto ao ambientador, o cheiro vai-se evaporando com o tempo, como acontece com os restantes. Como disse no post, a fragrância, não é, de forma alguma, tão forte quanto os de compra. Trata-se mais de um ambientador localizado, à falta de melhor expressão. Quanto ao vodca, é uma quantidade mínima e o cheiro é totalmente anulado pelo do óleo essência.

    No fim-de-semana, coloco a indicação dos livros que tenho com receitas para produtos caseiros. São apenas 2, mas dão uma boa base para se começar a procurar receitas na internet já com algum conhecimento de causa.

    Alguma dúvida, é só perguntar.

    ResponderEliminar

Comentários, críticas e sugestões são sempre bem-vindos!