sexta-feira, 10 de julho de 2009

Detergente ecológico


Há algum tempo, andei a investigar detergentes ecológicos em alternativa aos detergentes de compra.

Descobri, então, as nozes de saponária, também chamadas nozes de sabão (em inglês soap nuts). É um fruto originário da Índia e Nepal que tem diversas aplicações - lavar roupa, loiça, etc. Podem encontrar mais informação aqui.

Depois de ler diversos blogs e foruns, lá decidi comprar uma embalagem para experimentar na lavagem da roupa.
Para cada máquina de roupa, bastam 20g de nozes (que podem ser reutilizadas até 4 vezes). Fiquei bastante contente com o resultado - roupa limpa e bem lavada, por um custo bem menor que os detergentes comerciais (cada 100g varia entre 1.50€/1.70€).

A prova final das nozes de sabão foi uma toalha de mesa manchada com sumo natural de ameixa. Quando fiz uma máquina de roupa , as nódoas de sumo saíram todas sem deixar qualquer vestígio.

O cheiro é absolutamente neutro, pelo que comprei um óleo essencial - ponho 2/3 gotas no saquinho antes da lavagem para dar algum cheiro à roupa.
Tenho usado sempre as nozes para lavar roupa (ainda não experimentei outras aplicações) e, embora tenha lido que, em nódoas mais entranhadas (manchas em chávenas de chá ou babetes de crianças, por exemplo), as nozes não eliminam totalmente a sujidade, nada tenho a dizer contra as ditas - aliás, roupa bem lavada, gastanto pouco dinheiro em detergente, e salvaguardando o ambiente, estou mesmo contente com a opção!

4 comentários:

  1. Bom dia! Gostaria de lhe fazer uma pergunta relativa às nozes de saponária : já tenho lido que, para lavar a baixas temperaturas, é preciso parar a máquina a meio do ciclo durante 2 horas. Isto é verdade?Como é que lava e a que temperatura? Obrigada :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Sabi. Também já li isso mas nunca o pus em prática. posso dizer-lhe que lavo a minha roupa a 40º graus, no programa normal, e a roupa lavada com as nozes fica sempre limpa. Na minha opinião, parar a máquina durante 2 horas talvez se justificasse em caso de roupa extremamente suja e aí fazer o pré-tratamento da roupa seria mais eficaz que parar a máquina.Mais alguma dúvida, diga.

    ResponderEliminar
  3. Olá Rusty
    Estou a seguir o teu blog, que é absolutamente espectacular!!! Como só aqui cheguei recentemente, ainda estou a actualizar a leitura :)

    Aproveito para te fazer uma pergunta: onde é que costumas encontrar as nozes de saponária à venda?

    Mais uma vez, parabéns pelo blog e pelas tuas ideias económicas, ecológicas e naturais. É um hábito que se desenvolve e que se torna num vício, nao é? Eu partilho essa forma de viver e por vezes divirto-me com as diferentes reaccoes dos outros - espeicalmente com aquelas caras de quem me ouve e pensa "tadinha, passou-se..."
    eheheheheh

    Um beijinho e obrigada
    Paula M.

    ResponderEliminar
  4. Olá Paula, obrigado e bem vinda!!

    Quanto às nozes, encomendo-as online em http://pt.efeitoverde.com/index.php

    Ainda há 2 semanas, comprei 1 kg de nozes. Assim, não tenho de me preocupar com detergente da roupa durante uns largos meses :)

    Quanto à reacção das pessoas, também passei por isso :) Agora, no máximo, recebo um olhar de esguelha que quer dizer 'o que é que ela foi descobrir agora?' lol

    Se precisares de mais alguma, deixa um comentário ou manda email rustyboobz@gmail.com

    ResponderEliminar

Comentários, críticas e sugestões são sempre bem-vindos!