segunda-feira, 20 de julho de 2009

Gelado de baunilha com bolachas de chocolate


Quando, há umas semanas, andava à procura de uma receita de gelado de caramelo (que colocarei aqui mais tarde), encontrei o site do David Lebovitz, um chefe pasteleiro norte-americano que vive em Paris, o que só por si já merece que se dê uma olhadela mais profunda ao site.
Adiante...aconselho mesmo que experimentem a receita de gelado de baunilha que leva vagem de baunilha e essência de baunilha, além de uma pitada de sal!As receitas que tenho visto só levam essência de baunilha. A explicação é que o álcool que o extracto de baunilha geralmente contém melhora o modo como saboreamos as coisas.

250 ml leite
Sal
150 g açúcar
1 vagem baunilha cortada ao comprido
500 ml natas
5 gemas ovos
1 colher chá extracto de baunilha

Aquecer o leite, o açúcar e uma pitada de sal. Cortar a vagem de baunilha no sentido do comprimento e raspar as sementes para o leite. Colocar a vagem também no recipiente. Tapar, retirar do fogão e deixar em infusão durante 1h.

Numa taça, coloque água e gelo até um quarto da capacidade total daquela. Coloque uma taça mais pequena dentro da primeira e um passador nesta – é o que ele chama banho de gelo. Eu não faço nada disto, ponho as natas durante 30m no congelador. Como já disse tenho o péssimo hábito de atalhar nas receitas, enfim….

Bater as gemas num recipiente separado. Reaquecer o leite e juntar algum às gemas gradualmente. Colocar esta mistura na mistura de leite. Cozinhar em lume brando, mexendo constantemente e raspando o fundo do tacho com uma espátula, até que a mistura engrosse o suficiente para deixar uma capa na espátula.

Utilizando o passador, filtre esta mistura para as natas. Mexer até arrefecer e juntar o extracto de baunilha. Deixe no frigorífico de um dia para o outro.
Retirar a vagem de baunilha e colocar na máquina de gelados, seguindo as indicações do fabricante.

Depois de ter experimentado a receita de gelado de baunilha com e sem vagem de baunilha, posso dizer que a que hoje apresento é bastante mais saborosa. Façam a prova!

PS -só porque me apeteceu, neste dia coloquei bocadinhos de bolacha de chocolate no gelado enquanto ele estava na máquina….só porque me apeteceu :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários, críticas e sugestões são sempre bem-vindos!