terça-feira, 20 de outubro de 2009

Moelleux au chocolat




Há coisas - receitas, co
stura, projectos artísticos- que atraem a minha atenção imediatamente. Andava por aí a ver blogs quando encontrei uma referência a moelleux au chocolat - bolos de chocolate com um recheio muito suave de chocolate. Em português, julgo que se chamam vulcões de chocolate.

Encontrei uma receita do David Lebovitz e decidi experimentar.


Ingredientes
280 g chocolate partido em bocadinhos

4 ovos separados
4 c. sopa açúcar

Pré-aquecer o forno a 200ºC e untar 6 ramequins (eu utilizei formas de queque normais) com manteiga. Polvilhar as formas com açúcar e retirar o excesso.

Derreter o chocolate e a manteiga em banho-maria. Mexer bem bem o chocolate até ficar com um aspecto liso. Retirar do lume.

Ao chocolate derretido, juntar 2 c. sopa de açúcar e mexer. Acrescentar uma gema de cada vez e envolver.

Bater as claras em castelo com a batedeira em velocidade média até obterem um aspecto fofo. Aumentar a velocidade da batedeira e bater as claras até formarem picos. Adicionar 2 c. sopa de açúcar e bater até obter picos brilhantes.

Adicionar 1/3 das claras à mistura de chocolate e envolver bem. Juntar as restantes claras e envolver bem.

Colocar nas formas e levar ao forno durante 12 min., até que os bolos estejam ligeiramente cozinhados no centro. Retirar do forno e deixar no tabuleiro 1 minuto ou 2 antes de desenformar.

Os meus bolinhos baixaram um pouco depois de sairem do forno mas estão deliciosos à mesma. Acompanhei com sorbet de limão...

Rustyboobz


4 comentários:

  1. Rusty, umas duvidas. Estes bolinhos são parecidos com os Petit Gateaux? E já agora a que temperatura pôs o forno? Acha que dá em forminhas de queques antiaderentes, ou desfazem-se?
    Obrigada.

    Susana
    www.pretycrafty.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Olá Susana, o forno estava a 200ºC. fui investigar pelo nome que deixaste e aparentemente será o mesmo. Eu julgo que formas anti-aderentes também darão...

    ResponderEliminar
  3. pois, era mesmo petit gateaux o nome que me estava a tentar lembrar no outro dia! Mas pelo aspecto, parece ser um pouco diferente, embora também me pareça yummi! :)

    ResponderEliminar
  4. estavam ;) mesmo yummi, só foi pena terem baixado logo :( vou experimentar outra receita! :D

    ResponderEliminar

Comentários, críticas e sugestões são sempre bem-vindos!