terça-feira, 27 de outubro de 2009

Licor de maçã e canela


Mais um licor caseiro, desta vez de maçã e canela. Já o fiz uma vez e foi um sucesso, penso que agora acontecerá o mesmo. O processo é muito similar ao do licor de ameixas.

Num frasco grande, colocar, até meio, maçãs com pele e sem caroços cortadas em bocados pequenos
(utilizei um daqueles frascos grandes próprias para compotas, usem o que tiverem à mão). Juntar 2 paus de canela e encher até acima com aguardente (a minha é caseira mas a de compra também serve).

Fechar e guardar em lugar seco e escuro durante 15 dias, pelo menos (o meu esteve guardado 1 mês). Agitar todos os dias.


Passado 15 dias, filtrar o licor por um filtro de meia (encontram-nos barato em qualquer loja chinesa).


Depois de filtrado, meçam o líquido e façam uma calda de açúcar e água na mesma proporção (ou seja, num tacho levem ao lume a água e açúcar e deixem ferver uns minutos).

Depois de a calda arrefecer, adicionar a aguardente. Mexer bem e filtrar de novo, usando os filtros de papel que mencionei acima. É um processo moroso, por isso, paciência, vai valer a pena! Colocar em garrafas e reservar um mês antes de consumir. O licor fica melhor à medida que o tempo vai passando.

Eu já estou a guardar o meu licor para prendas de Natal...E ainda tenho o de café, de marmelo e de ananás a macerar! E também vou fazer o licor de chocolate, quando tiver paciência para tal :) Só me faltam garrafas para tanto licor :)

Rustyboobz

4 comentários:

  1. Nunca fiz nenhum licor, mas estou mesmo tentada a experimentar. Nos chinocas vi umas garrafinhas giras e baratas para este efeito, ou então para azeites aromáticos.

    ResponderEliminar
  2. Já agora aproveito para tirar umas duvidas: quando diz uma calda de açucar e agua na mesma proporção, quer dizer que a calda tem q ser a mesma quantidade da aguardente? Ou é a mesma proporção de agua e açucar. E o ponto da calda, é leve? Peço desculpa, mas gostava de experimentar e é a primeira vez que vejo uma receita com esta calda. Obrigada.

    Susana
    www.pretycrafty.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Olá Susana. Obrigado pela dica das garrafas, tenho mesmo de ir à procura. Quanto à calda de açúcar, a quantidade de água e açúcar corresponde à quantidade de aguardente. Ex.se obtens 2 chav. de aguardente, fazes uma calda de 2chav. de água + 2 chav. açúcar. Quanto ao ponto da calda, presumo que seja leve- eu deixo ferver 3 min. Tens aqui o link do Petiscos de onde tirei a receita (embora o faça ligeiramente diferente) http://www.petiscos.com/smf/index.php?topic=6040.0

    Alguma dúvida, diz.

    ResponderEliminar

Comentários, críticas e sugestões são sempre bem-vindos!