domingo, 27 de novembro de 2011

Um bocadinho de história do traje

Nuns catálogos de exposições do Museu dos Coches, datados de 1976, que apareceram na Biblioteca onde trabalho, encontrei fotografias de diversas peças de roupa. Deixo-vos as peças que me ficaram debaixo de olho. As descrições são retiradas/adaptadas do catáogo da exposição.

Vestido de senhora, do início do séc. XX (1927-1928), em malha de seda verde-azulada. Era um traje de toilette.




As próximas peças pertencem a um adereço  (antiga designação de um conjunto) de senhora, do início do séc. XX, constituído por 5 peças (tenho apenas fotografias de 4). São de cambraia branca, com diversas aplicações de rendas, entremeios e bordados.

Corpinho


Calças

Camisa de noite

Camisa de dia


Casaquim de senhora, feito em seda. Espécie de capa aberta à frente, blusando por meio de cinto cosido que fecha por um entrançado de fita.
Fiquei com este casaquim debaixo de olho e devo fazer algo inspirado nele.


Vestido de senhora feito em cambraia branca, ornamentada por bordados e rendas. 
A aplicação da renda na parte da frente do vestido também me atraiu. Estou a considerar hipóteses de como adaptar o vestido para uma peça actual.



Entusiasmada com estas fotografias, aproveitei e visitei o Museu do Traje em Lisboa. Recomendo vivamente - por 4€, visitei este Museu, o do Teatro e ainda fui passear para o Parque Botânico do Palácio do Monteiro-Mor.  Se forem de manhã, a entrada (ainda..) é livre. Podem tirar-se fotografias sem flash. Tive de usar o telemóvel, porque deixei a máquina em casa.

A exposição está organizada por épocas. A minha preferida é, sem dúvida, a moda império (início do séc. XIX), com linhas simples e fluidas, clássicas.

Adorei este vestido estilo império. Talvez mais um factor de inspiração...

                                          


Acessórios - botões. Reparem nas figuras.

Botas- vejam o detalhe decorativo


À esquerda uma tournure, à direita uma crinolina




Mais tournures, sendo que a primeira era de criança...


Caixa de costura :)


Espartilhos


Roupa de intimidade (não é roupa interior ou de dormir). Pelo que percebi, seria roupa para estar em casa e e receber íntimos (e subitamente, sinto-me transportada para o séc. XIX :)



Roupa para dormir



Toucas para dormir


O fatinho de marinheiro, um clássico da roupa infantil masculina

Botas do início do séc. XX. 
Fiquei encantada pelas mesmas. Para além de terem uma forma que é perfeitamente actual, apertam de lado com botões. Infelizmente não se percebe muito bem esse detalhe na foto

Adorei o Museu do Traje. É bastante interessante perceber como as mulheres foram sendo espartilhadas (figurativa e literamente) ao longo dos tempos e como o uso de cores e de linhas diferentes marca tanta diferença entre as várias épocas. Por exemplo, a seguir à época império, cores claras e linhas fluidas, seguem-se peças de roupa pesadas quer no design, quer na cor e nos ornamentos.

E sim, a exposição do Museu também apresenta peças de roupa de homem mas francamente quem é que quer saber de roupa de homem no meio de tanta coisa interessante feminina....

Alguém quer ir ao Museu? Não me importo de repetir a visita :)

Rustyboobz

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários, críticas e sugestões são sempre bem-vindos!