quarta-feira, 21 de julho de 2010

Desodorizante caseiro




A maior parte dos desodorizantes à venda tem alumínio, ingrediente que tem suscitado um aceso debate sobre o seu possível impacto na saúde, especialmente no que diz respeito à relação com o cancro da mama. Quanto aos anti-transpirantes, para além de conterem igualmente alumínio, diminuem a transpiração, evitando que as toxinas sejam eliminadas do corpo. Not good...

Aliei estes factos ao de o meu desodorizante ter acabado, para experimentar fazer o desodorizante que encontrei no blog blog Angry Chicken.

Os ingredientes base são manteiga de karité, manteiga de cacau, bicarbonato de sódio e amido de milho. Para preservar o produto final, utiliza-se cápsulas de Vitamina E e, para atribuir algum aroma, óleos essenciais (no meu caso, coloquei apenas 1 gota de óleo essencial de melaleuca - tea tree oil - e apenas por causa das suas propriedades anti-bacterianas, dado que não sou adepta de produtos de beleza com cheiro demasiado activo.)

Pode parecer uma mistura bastante insólita de ingredientes mas o bicarbonato de sódio é conhecido por neutralizar odores e absorver a perspiração. O amido de milho tem esta mesma função, funcionando as manteigas como os elementos emolientes do desodorizante.

A primeira impressão é a de que resulta! Funciona tão bem como qualquer desodorizante comercial, o que é excelente, atendendo a que o ar condicionado do meu local de trabalho tem um funcionamento muito muito peculiar....

O único senão que encontrei nesta receita foi o de que, com as quantidades da receita original, o desodorizante ficava demasiado sólido, obrigando a retirá-lo com uma mini colher.
Resolvi o problema, derretendo o desodorizante que fiz e acrescentando mais manteiga de karité. (A autora do Angry Chicken deixa a sugestão de adicionar glicerina para tornar o produto mais macio.)

E pronto, menos um produto a comprar e menos embalagens cá no burgo. A esta altura, já substituí os seguintes produtos pelos seus correspondentes caseiros, mais saudáveis e baratos:

  • Exfoliantes (mãos, pés, corpo e lábios)
  • Creme de mãos
  • Bálsamo para os lábios
  • Máscaras faciais
  • Máscaras para o cabelo
  • Creme hidratante para a cara
  • Creme para o contorno dos olhos
  • Tónico facial
  • Leite de limpeza facial
  • Desodorizante
  • Hidratante corporal

Tem sido complicado substituir o champô, dado que ainda não consegui encontrar uma alternativa que me agradasse. Já experimentei uma ou outra e não me agradou, pelo que tenho de continuar à procura. :(


Rustyboobz

5 comentários:

  1. Olá! Mais uma vez venho colocar uma dúvida :S Onde compra os ingredientes? Há alguns que são fáceis de arranjar, mas manteiga de karité ou de cacau não sei onde encontrar... Há nas ervanárias?

    ResponderEliminar
  2. Olá Sabi. Eu mando vir as manteigas de Inglaterra, dado que não as encontrei cá. Caso não queiras ter essa despesa, podes experimentar uma mistura de amido de milho e bicarbonato de sódio, ou mesmo apenas este último, como desodorizante. Se quiseres, posso ver esse tipo de informação nos meus livros. Diz-me se precisares de mais alguma coisa.

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pela resposta :) As manteigas interessam-me também para fazer o bálsamo para os lábios, portanto devo mandar vir. Mas também vou manter os olhos abertos a ver se encontro em território nacional.

    ResponderEliminar
  4. Olá
    A propósito de shampoos, jé experimentaste as nozes de saponária com esta finalidade?

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  5. Olá Paula. Não, nunca experimentei as nozes com esse fim. o meu cabelo é um bocado esquisito no que diz respeito a champos.

    ResponderEliminar

Comentários, críticas e sugestões são sempre bem-vindos!