quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Burdastyle:sim, não ou talvez

Neste post, mostrei uma revista de moldes estrangeiras que comprei e referi que os modelos eram diferentes e mais modernos que os da Burdastyle. Nos comentários, surgiu a questão da repetição dos modelos que tenho vindo a notar há ja algum tempo na Burdastyle. Aliás, nos blogs de costura estrangeiros esta questão surge muito frequentemente.

Outra questão que é mencionada frequentemente é a redução do número de folhas de moldes, que passou de quatro para duas, com o consequente sobrecarregamento da mancha gráfica. Esta semana, decalquei um molde de um casaco de inverno que tinha várias marcações (gola, forro, pinças, etc) e vi-me 'grega' para perceber o que pertencia ao quê.

Embora a revista tenha uma relação imbatível preço/quantidade de modelos, e especialmente se considerarmos o mercado português, que poucas alternativas oferece (a espanhola Patrones e os moldes Burda, que se encontram em diversas retrosarias e lojas de tecidos, a mesma perde muito do seu atractivo se considerarmos a repetição de modelos, com ligeiras variações, de número para número.

Ainda a propósito da revista Burdastyle, li num blog há pouco tempo um comentário que me ficou, a propósito dos modelos temáticos que aí aparecem regularmente. Dizia algo semelhante a isto (já não sei o em que blog foi)  - a Burdastyle não é uma revista verdadeiramente internacional, pretende, sim, dar resposta a diversas festividades essencialmente europeias - a edição de Setembro é dedicada à Oktoberfest, em Janeiro surgem as fantasias de Carnaval, e no início da Primavera os modelos para as noivas e as comunhões das crianças.

Entenda-se, por favor, que não estou a desvalorizar a  Burdastyle, ou a menosprezar a existência de uma edição da mesma em português, que deve, aliás, ter facilitado a vida a muita gente, eu incluída. 

Quero apenas perceber se a tendência internacional  de apenas comprar os números com modelos que se vá fazer ou, no seu extremo, o fim da subscrição da revista, cada vez mais frequente no estrangeiro, pelo que tenho lido, se verifica igualmente em Portugal (como disse no post mencionado, apenas compro a revista se vir alguma coisa que queira mesmo fazer ou se trouxer algo totalmente diferente).

Digam de vossa justiça.

Rustyboobz

3 comentários:

  1. Olá!
    Também já tinha reparado na repetição dos modelos ao longo das várias edições da Burdastyle... deixa-me um pouco "desconsolada"...
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Na minha opinião não faz sentido subscrever a Burda, por isso opto por comprar um ou outro número que tenha algo que me agrade.
    Como já referi prefiro uma revista de moldes Japonesa ou até mesmo a Patrones.

    ResponderEliminar
  3. A Patrones tem coisas porreiras mas chateia-me a questão de ter de escalar os tamanhos intermédios, eu sei que e preguiça apenas, mas enfim... De cada vez que uma amiga vai a Espanha, traz-me a Patrones que lá estiver à venda :)

    ResponderEliminar

Comentários, críticas e sugestões são sempre bem-vindos!