segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Muffins de chocolate e banana



Decididamente, eu e bananas não damos lá muito bem (basta ver que a minha forma preferida de comer banana é acompanhada de queijo!).

Porém, este fim-de-semana, as bananas devem ter procriado durante a noite, porque de repente dei conta de 2 cachos delas na fruteira :o

Umas quantas foram comidas. Quanto às restantes, tinha de lhes dar um destino, nos dias de hoje é crime estragar comida.

Lá me lembrei de fazer muffins de chocolate e banana, aproveitando também um resto de chocolate de culinária que por aqui andava. A receita veio daqui (dispensei a cobertura de queijo ricotta que aparece na receita original).

Ingredientes
1 chav. farinha com fermento
1 chav. açúcar em pó
1 c. chá bicarbonato sódio
1 c.. chá sal
1/4 c. chá canela
100g chocolate (mín. 70% cacau) ralado
1 ovo batido
125g manteiga derretida
1 c. chá essência baunilha
2/3 bananas médias esmagadas

Pré-aquecer o forno a 180º C e untar com manteiga 12 formas para queques.

Misturar a farinha, o açúcar, o bicarbonato sódio, o sal e a canela numa taça grande. Adicionar o chocolate ralado e envolver bem.

Fazer uma cova no centro da massa e colocar aí o ovo batido, a manteiga derretida, a baunilha e as bananas esmagadas. (Se fizeram tudo bem, a manteiga derretida quente irá derreter o chocolate ralado e a massa irá ficar da cor deste.) Envolver ligeiramente.

Colocar a massa nas formas de queques e levar ao forno durante 25 min. Depois de cozidos, retirar e desenformar numa grelha para arrefecerem.



Cá em casa fizeram sucesso!

NOTA 1: não usar a batedeira para a massa de muffins! o movimento das pás é demasiado agressivo para os muffins.

NOTA 2: não misturar demasiado os ingredientes. A massa fofa dos muffins depende disto.

NOTA 3: assim que todos os ingredientes estiverem misturados q.b., colocar na forma e levar imediatamente ao forno. Não bater com a porta do forno!

Rustyboobz

2 comentários:

  1. Devem estar deliciosos!! Eu quando tenho bananas quase a estragar congelo-as. Tenho lá umas poucas. Depois faço pão de banana, batido, bolo, enfim, o que vier á cabeça!

    ResponderEliminar
  2. Essa é uma boa dica!Eu tb faço batidos de banana com morangos e sumo laranja, uma delícia :)

    ResponderEliminar

Comentários, críticas e sugestões são sempre bem-vindos!