sábado, 5 de setembro de 2015

Ten stitch blanket - prenda de casamento

O ano passado recebi o convite para o casamento de uma prima e decidi logo fazer uma prenda, em vez de oferecer dinheiro aos noivos, pois sabia que a minha prima é daquelas pessoas que valoriza o que é feito à mão e aprecia o empenho que é colocado num trabalho.

Pensei primeiro num conjunto de lençóis, depois ocorreu-me que ela é daquelas pessoas a quem a família fez o enxoval desde o berço...., logo tem carradas destas coisas. Passou o tempo e em JANEIRO, a 7 meses da boda..., pensei que seria uma boa ideia tricotar uma manta.

Optei  pelo Ten Stitch Blanket, que se faz mantendo apenas 10 pontos na agulha e que se tricota na íntegra, ou seja, nada de tricotar blocos individuais que depois têm de ser cosidos uns aos outros. Tem também a vantagem de se poder tricotar em qualquer lã que se queira, adequando as agulhas à mesma - não é necessário fazer uma amostra prévia para se ver a tensão dos pontos.

Munida das instruções, disponíveis no Ravelry, e deste vídeo, faltava-me a lã, que teria de ser de um tom neutro, dado que a prenda se destinava a um casal e para não destoar da decoração da casa deles.

Andei a ver preços e marcas de lã por cá e, face aos custos que encontrei, optei por mandar vir a lã de uma loja online inglesa-  a Love Knitting -  onde encontrei a melhor relação preço/quantidade e com a composição que queria - acrílico/lã, de forma a que a manta possa ser lavada na máquina (a minha prima tinha um treco se lhe oferecesse uma manta de lã que tivesse de ser lavada à mão). 

A 11€/aprox. 800m/400g (205% lã-75% acrílico) cada novelo, considerei que era um preço justo. A escolhi foi esta mas em tamanho XL

Comprei igualmente agulhas circulares de 5mm da Addi, são uma maravilha! Extremamente leves, não cansam as mãos, o que é fundamental num trabalho que iria demorar alguns meses a concluir.

Ora bem, comecei a tricotar no dia 26 de janeiro e impus a mim mesma que teria de tricotar 1h por dia, no mínimo, para ter a  manta pronta a tempo. Aproveitei ainda 15/20 min da hora de almoço, enquanto consegui levar a manta comigo para o trabalho (chegou a um ponto que se tornou muito volumosa) e passados 7 meses,  obtive isto:


(aqui já na casa do casal, pois esqueci-me de tirar fotos antes de a embrulhar)

Para rematar, fiz umas quantas voltas em croche, com pontos altos


A manta acabou por ficar com 1,50m x 1,50m aproximadamente. Foi um projeto que gostei muito de fazer, não é complicado (passado a fase inicial de tricotar os cantos) e os meus primos gostaram.

Foram 7 meses de tricot a todo o vapor, mas tenho de dizer que em abril/maio tive de abrandar o passo, pois os meus pulsos começaram a ranger acusar o desgaste do ritmo a que andava a tricotar.

Agora, se alguém souber onde posso encontrar em Portugal novelos de lã semelhantes aos que comprei em Inglaterra, agradeço desde já a informação. É que quando andei à procura de lã por cá, o pouco que encontrei ou não era adequado ou era a preços proibitivos, o que lamentei pois preferia dar o dinheiro a ganhar a uma loja portuguesa.

Também fiz o vestido que levei ao casamento mas esse fica para um próximo post.

Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários, críticas e sugestões são sempre bem-vindos!