segunda-feira, 8 de julho de 2013

Cake Patterns - Cabarita top

Cake Patterns é uma empresa australiana de moldes de costura, criada pela Steph,  autora deste blog, onde encontram o molde Blank canvas Tee, disponível de forma gratuita, e que já utilizei por duas vezes, aqui e aqui

Os modelos Cake da Steph distinguem-se por permitirem a personalização do molde às nossas medidas, dado que as costuras laterais não vêm traçadas (no site, encontram informação detalhada sobre esta questão).

Há modelos mais vocacionados para principiantes, com ilustrações detalhadas para a construção do molde, e modelos mais orientados para pessoas com mais experiência - os Riff , cujas instruções são apenas escritas, sem qualquer ilustração.

Quer o site, quer o blog da Steph estão recheados de informação e tutoriais e a própria Steph é extremamente acessível e disponível para esclarecer qualquer dúvida, como já pude constatar.

Viciada em moldes como sou, tenho um de cada* - O Tiramisu knit dress patterm, que foi o primeiro molde lançado pela Steph, e o Cabarita top (um dos Riff). Ambos podem ser comprados em formato papel ou em pdf, sendo que neste caso, terá de se montar o molde.No meu caso, tenho um de cada.

   

Quando a Steph lançou o Cabarita, fiquei logo apaixonada e comprei-o passado pouco tempo. Fiz uma versão de teste, dado que o molde não completamente traçado, permitindo-nos personalizar as medidas (mais ou menos folga, mais ou menos comprimento).
 
(o top está direito, só que não assenta bem no manequim, cujas medidas não são iguais às minhas...)

Outra característica que me atraiu, foi o facto de este top ser reversível, como se pode ver nas fotografias.



















As instruções recomendam que se pesponte os valores das costuras nas costas e ombros, para garantir uma maior resistência do top ao uso. Foi isso que fiz mas como como no meu top, o pesponto ficou bastante irregular...Provavelmente irei removê-lo.  A ver vamos...

A seguir, os moldes da Style Arc, acabadinhos de chegar também da Austrália....

Cheers  (à boa maneira australiana...)
A Rebelde Sem Casa

* Para que não surjam dúvidas, paguei ambos. Sou uma cliente satisfeita, apenas.

6 comentários:

  1. Ai, também quero! Esse top é tão giro. E fiquei muito curiosa com isso da personalização do molde. Estou a fazer uma saia da Patrones para mim e depois tenho de explorar esses moldes. Finalmente comecei a desemburrar na costura. A minha roupa de Verão, com excepção das calças de ganga, foi toda feita por mim. :D

    Ainda bem que deste sinais de vida. Estava a ver que tinhas ido embora. ;)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Hello!Estou viva, sim :) Tenho andado a fazer umas coisas mas nunca mais postei nada...E tenho-me dedicado ao tricot, que leva muiiiiito mais tempo que a costura.

    Acho que deixaram um comentário para ti, num dos posts mais abaixo, como já não tens blog...;)

    Obrigado por mais uma visita!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Já fui ver. É nestas alturas que penso, ora bolas, devia saber tricotar à velocidade da luz. :P Há quem consiga. Julgo que não devem ter tantos passatempos como eu. LOL Já tentaste fazer frioleiras? Comprei um curso no Craftsy disso, de shuttle tatting. Só o nome é lindo. :P

    Agora vou tratar do jantar. Depois mostra lá esse tricot. Por acaso não engloba fair isle, pois não?

    ResponderEliminar
  4. Fair isle??ai que engraçadinha :) já me estou a ver à nora para acertar com Cardigan Miette (http://untangling-knots.com/patterns/miette/), que supostamente é à prova de nabas como eu :)

    Não sei fazer frioleiras, fico-me pelo croché :)

    ResponderEliminar
  5. Devo ser uma grande nabiça porque só o termo top-down, meteu-me medo. Nunca fiz nada a começar por cima. Mas já está guardado para algum dia me aventurar... :)

    ResponderEliminar
  6. Aparentemente, o método top down tem a vantagem de permitir que se experiente o casaco à medida que se vai tricotando. eu comecei o meu o verão passado, depois meteu-se o inverno e parei, e agora voltei à carga :p

    ResponderEliminar

Comentários, críticas e sugestões são sempre bem-vindos!