terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Memórias

Na revista Notícias Magazine do passado domingo, dia 6 de Fevereiro, saiu um artigo (que não posso reproduzir aqui por razões óbvias de direitos de autor) sobre os saquinhos de merenda em pano bordado que, nos antigamentes, as crianças levavam para a escola com o lanche. A autora do texto deixa no ar a possibilidade de se substituir as embalagens dos lanches dos dias de hoje por esses objectos, tão carregados de nostalgia.

Eu fui uma das felizardas presenteadas com esses saquinhos, que ainda conservo, embora os meus fossem em croché, feitos com todo o amor e carinho pela minha avó. Felizarda, não tanto pelo valor utilitarista dos objectos em si, mas pelo que representam (ainda hoje) de uma infância feliz.

A minha avó, influência fundamental na minha vida, não fazia ideia que estava a contribuir para diminuir a sua (e minha) pegada ecológica, ao prosseguir com uma prática que, desconfio, aliaria o útil à necessidade de aproveitar restos de linhas :)


A questão que se me impõe, agora, é a de quantas práticas deste género se apresentarão agora de cara lavada e como símbolo de uma atitude pró-activa de defesa do ambiente, num processo, mesmo que inconsciente e à pequena escala, de greenwashing, quando as mesmas podem ser localizadas e documentadas no tempo.

Rustyboobz

6 comentários:

  1. Também ainda tenho os que a minha avó fazia:)
    E dou-lhes uso, ando a eliminar papel para embrulhar as coisas!

    ResponderEliminar
  2. Olá Rusty,

    é bom estares de volta!

    Assim como a tua avó fez diferenca (no que tu hoje fazes por diminuir a tua pegada ecológica) o teu blog também tem o seu impacto noutras pessoas: foi depois de o conhecer que
    aderi às nozes de saponária. Essa boa prática levou a outras e há quase 2 meses que deixei de comprar uma "imensidao" de produtos industriais para a higiene pessoal e da casa.

    Cá está a importancia de pequenos pormenores...um pequeno gesto pode sempre influenciar positivamente outras pessoas. Só temos de ter criatividade e energia para sair da mesmice do dia-a-dia: para quem ainda duvida da eficiencia dos produtos caseiros, basta que se detenham a decifrar os rótulos. Assustador! E se ainda nao chegar, é só fazer contas...

    Adoro essas bolsas para o lanche, tenho muita pena de nao as ter guardado a tempo. Que saudades!

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Carla, que bom teres essas recordações :) e, em simultâneo, ajudares o ambiente :)

    ResponderEliminar
  4. Paula, é muito bom estar de volta :)

    Quanto às nozes, há quem goste, há quem ache que não resultam. Eu sou uma fervorosa adepta das mesmas. Resultam e são muito mais baratas que qualquer detergente. :)

    ResponderEliminar

Comentários, críticas e sugestões são sempre bem-vindos!