terça-feira, 6 de abril de 2010

Acerca do mel




Por vezes, temos coisas em casa de que desconhecemos o valor, como o mel, por exemplo.

É um produto anti-séptico, higroscópico (uma palavra estranha para dizer que retém e absorve humidade), anti-oxidante e hipoalergénico. O é que isto implica? Que o mel causa menos reacções alérgicas que outros produtos, ajuda a proteger a pele do envelhecimento e é um ambiente pouco propício ao surgimento de bactérias. E ainda nos adoça a boca :)

A que propósito vem todo este discurso? Da minha necessidade em encontrar um substituto para o sabão com que costumo lavar o rosto à noite (a Body Shop que me desculpe pelo abandono :).

Ora bem, um creme de limpeza à base de mel, além de, obviamente, nos lavar a cara, deixa esta hidratada e pronta para o tónico facial (eu uso chá verde, a propósito).

Aqui fica a receita:

Numa taça, misturar 1/4 chav. mel, 1/4 chav. glicerina, 1 c. sopa sabão líquido e 5 gotas de óleo essencial à escolha (opcional). Misturar bem para ligar todos os ingredientes e colocar num frasco.

(Antes de usar, convém agitar o frasco, dado que o mel tem tendência para assentar no fundo do recipiente.)

Para usar, basta colocar um pouco desta mistura numa esponja ou nas mãos e espalhar pela cara. Retirar com água morna.

Como o mel inibe o crescimento de bactérias, não é necessário adicionar qualquer tipo de conservante a este creme de limpeza, o que o torna óptimo para quem não tem muito tempo para fazer este tipo de produtos.

O mel pode ser usado em cremes, produtos para o cabelos, máscaras, etc.

E para finalizar o post de hoje, aqui fica uma (outra) receita com mel, desta vez uma máscara facial (vinda daqui) que deixa a pele mesmoooo suave:

1 c. sopa argila verde
1 c. sopa mel
Água q.b. para fazer uma pasta

Misturar estes ingredientes até obter uma pasta. Colocar na pele limpa e húmida e aguardar 15 min. Retirar com água morna e aplicar um hidratante.

Yay, menos 2 produtos a comprar :) menos químicos na minha cara e menos desperdício de embalagens. Duplo yay :)

Rustyboobz

PS- atenção público feminino! Caso não queiram ganhar a alcunha de 'Monstro de Loch Ness', é melhor esconderem-se das caras-metades enquanto fazem a máscara facial...:)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários, críticas e sugestões são sempre bem-vindos!