terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Bolo rainha


Je m'accuse
: sou uma comedora compulsiva de bolo rei/rainha! Como o bom, o razoável e aquele-que-não-é-tão-bom-quanto-isso dos supermercados :)

Nunca me tinha ocorrido fazer bolo rei/rainha, pensando que era um processo complicado mas, este ano, com a máquina de pão, a coisa tornou-se mais fácil. Não é complicado, é apenas demorado, dado que a massa tem de levedar três vezes! Optei por fazer o bolo rainha, dado que nunca como as frutas cristalizadas do bolo rei.

Encontram receitas de bolo rei/rainha em vários blog - Pão, bolos & Cia, Mesa para 4 , etc.



Bolo rainha

(receita adaptada daqui)
1 dl água morna
150 g açúcar100g margarina50g manteiga3 ovos ligeiramente batidos
1/2 c. chá sal

Raspa de meia laranja

Raspa de meio limão

700 g farinha T65
3 1/2 c. chá fermento em pó p/ pão

100g frutos secos à escolha + q.b. para decorar
100 g passas + q.b. para decorar

1 dl vinho Porto


Na cuba da máquina, colocar a água morna, a manteiga e margarina amolecidas, o açúcar, o sal, os ovos e a raspa de laranja e limão, farinha e o fermento. Seleccionar o programa MASSA.

Entretanto, colocar as passas a demolhar no vinho do Porto.

Findo o programa, adicionar os frutos secos, as passas e o vinho do Porto e seleccione novamente o programa MASSA.

(Esta quantidade de ingrediente dá um bolo gigantesco, como vêem pela foto, pelo que podem sempre moldar bolos mais pequenos.)

Retirar a massa da cuba e formar uma coroa com a mesma (ou várias coroas, conforme a preferência) e colocar num tabuleiro untado com óleo. Enfeitar com passas e frutos secos.

P
odem pincelar com um ovo batido para o bolo ficar com aspecto mais brilhante (quando me lembrei disto, já o bolo estava no forno :p)

Deixar levedar durante 2h em local protegido das correntes de ar.

Aquecer o forno a 180º e levar o(s) bolo(s) ao forno durante 30/40 min. ou até o palito sair seco. Quando cozido, podem polvilhar com açúcar em pó.

Este bolo fica com uma massa muito fofa, mais escura e menos doce que os bolos rei que encontram à venda mas igualmente saboroso :)

E agora, vou beber um chá de cidreira porque já comi bolo a mais :)

1 comentário:

Comentários, críticas e sugestões são sempre bem-vindos!