Esta é uma das minhas receitas preferidas! Este molho de tomate fica simplesmente delicioso e aromático – experimentem, por exemplo, como base para pizza…hummmm….
Vi-a no programa do Jamie Oliver há já bastante tempo e, sempre que encontro mangericão à venda, faço-a. Geralmente, dobro a receita e congelo em caixinhas individuais. Assim, sempre que preciso de molho de tomate é só ir ao congelador. Fácil, rápido, saboroso e mais saudável que o molho de tomate de compra.
A receita original diz para se passar o molho por um passador de rede fina, pressionando os tomates para se obter todo o molho possível, em vez de utilizar o liquidificador. Eu fiz isso da primeira vez e, embora igualmente saboroso, ficou demasiado líquido para mim – prefiro a minha maneira, fica mais consistente.
Ingredientes
1 lata de tomate pelado grande
Folhas de mangericão
2 col. sopa azeite
Sal, pimenta
Colocar 2 col. sopa de azeite numa frigideira e despejar aí o tomate. Acrescentar uma mão cheia de folhas de mangericão, uma pitada de sal e pimenta.
Esmague os tomates com as costas de uma colher de pau e e deixar levantar fervura. Retirar do lume.
Com uma concha de sopa, coloque o molho de tomate num liquidificador - não encher mais de 1/3 do copo do liquidificador ou arriscam-se a que o molho espirre e se queimem! Colocar a tampa do copo e um pano de cozinha por cima desta para evitar acidentes. Triture o molho até obter a consistência desejada.
Levar de novo ao lume até levantar fervura. Nesta altura. retirar do lume e colocar em caixinhas pequenas ou em cuvetes de gelo. Quando arrefecer, congelar.
Este molho pode ser utilizado em peixe, carne, pizza, massas, etc, substituindo o molho de tomate de compra.
Rustyboobz
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentários, críticas e sugestões são sempre bem-vindos!