terça-feira, 29 de setembro de 2009

Parabéns Mafalda!

Caso não tenham visto as notícias, hoje a Mafalda, a personagem desenhada por Quino, faz 45 anos. Quem não se lembra da menina de cabelo preto volumoso que detestava sopa e adorava gelados? :)

Quino deixou de desenhar tiras da Mafalda em 1973, o que não impediu que ela faça parte do imaginário de muitos adultos. Eu lembro-me de ter "A minha agenda" com tiras da Mafalda. Tenho pena de não a ter ainda comigo, caso contrário mostrava algumas das minhas tiras preferidas :(

No entanto, aqui fica uma tira que comprova o ponto de vista mordaz da Mafalda.


Rustyboobz

Doce e licor de marmelo

No fim-de-semana, deram-me um saco de marmelos, aliás, gamboas. Claro que tinha de ir a correr fazer compota!
adoro estes frascos de compota!

Estava a hesitar entre fazer marmelada e doce de marmelo, até que vi esta receita no Petiscos. Decidi-me logo :) (além do mais, marmelada nunca foi a minha perdição)

Claro que tinha de inventar e pôr açúcar a olho e acrescentar sumo de limão, mas não vamos f
alar disso agora ;)

Ingredientes
Marmelos
Açúcar
Pau de canela
Casca de limão
Sumo de limão (isto já foi invenção minha)


Lavar muito bem a fruta, de preferência esfregando com uma escova de unhas.


Descascar, descaroçar e cortar os marmelos em bocados pequenos. Para ser mais rápido, e poupar as mãos, primeiro tiro o caroço com um descaroçador de maçãs e depois tiro a casca com um descascador de cenoura - mais rápido e só sai a casca mesmo.


Guardar as cascas e os caroços se pretender fazer geleia e/ou licor de marmelo.
Colocar a fruta num tacho e cobrir com água. Levar ao lume em lume médio até os marmelos estarem cozidos.

Escorrer a água (podem-na guardar para fazer a geleia - dica que li algures num blog) e triturar a fruta - varinha mágica ou passe-vite, aquilo que tiverem à mão :)


Colocar o puré no tacho e juntar o pau de canela, a casca e algum sumo de limão. Mexer, juntar açúcar, envolver e provar. Juntar mais açúcar se necessário. Deixar cozinhar durante 30 min. (tempo para um 1 kg fruta), mexendo de vez em quando.

Eu esterilizei frascos de compota e coloquei aí o doce. Fechei ainda quente e virei os frascos de cabeça para baixo. Podem também colocar em tacinhas, o que vos aprouver :)



a minha forma preferida comer doces - barrados em bolacha Maria :)


Pois bem, atendendo a que tinha cascas de marmelo 'a dar com um pau', resolvi fazer
licor de marmelo.

Nada mais fácil - num frasco de boca larga, colocar cascas de marmelo até meio, um pau de canela e encher até acima com aguardente. Guardar durante 2 meses em local escuro e seco (dispensa, fundo de armário, etc.) Se ficar bom, depois mostro.


aqui está ele - daqui a dois meses logo digo como ficou (hiiii, que foto miserável)


Com as cascas e os caroços, podem ainda fazer geleia - eu adorava-a em criança e ainda agora também :) A mim, a coisa não correu lá muito bem (eu e as minhas costumadas invenções), mas podem ver uma receita que me parece boa aqui. Não foi esta a receita que usei! não tenham medo de experimentar :)

E assim se passou a minha tarde de domingo :)
Rustyboobz

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Massa com camarão e ervilhas



Acho que toda a gente gosta de massa com camarão, pelo menos eu não conheço ninguém que não goste. Hoje, para variar um pouco, resolvi grelhar o camarão em vez de o fritar - uma opção ligeiramente mais saudável, se esquecermos as natas, claro lol

Ingredientes
400 g camarão (usei miolo de camarão, podem usar camarões inteiros desde que descascados)
4 dentes de alho
Azeite, sal, pimenta preta, piri piri q.b.
Massa (esparguete, linguine, tagliatelle, etc.)
2 mãos-cheias ervilhas congeladas
200 ml natas

Numa taça, colocar o camarão, azeite q.b. para envolver tudo, piri-piri, e os dentes de alho esmagados. Envolver e deixar a marinar durante 20 min.

Ferver água e sal numa panela alta e colocar as ervilhas. Deixar levantar fervura e juntar a massa escolhida. Cozinhar até a massa estar al dente.

Aquecer um grelhador alto bem quente e colocar o camarão. Grelhar até estar cozinhado. Baixar o lume e juntar as natas. Temperar com sal e pimenta, envolver bem e e deixar borbulhar. Desligar o fogão.

Quando a massa estiver pronta, escorrer e passar por água fria para parar a cozedura. Juntar ao molho de camarão ainda morno. Envolver e servir.

Bom apetite
Rustyboobz

sábado, 26 de setembro de 2009

Atentados à vista desta semana

Andar de transportes públicos tem destas coisas...esta semana foi a semana da calça branca

Terça-feira: calça branca de malha quase transparente com boxer de renda branco por baixo...

Quinta-feira: de novo uma calça branca, desta vez com com uma cueca 'normal' com risquinha azul, risquinha amarela, risquinha verde, risquinha azul, risquinha amarela...

Sexta-feira: sabem aqueles tops que têm uma corrente nas costas a ligar a parte do colarinho às costas? Bem, vi uma menina com um top desses todo enrolado de forma a mostrar a barriguinha e as costas...combinava realmente com os jeans skinny em que ela vinha compactada. Era só cabeças a voltarem-se à passagem da menina lol

Eu sei que as pessoas adoram calças brancas no Verão e são livres de as usarem mas quer dizer...há que saber escolher a roupa interior e as calças, certo?

Bom fim-de-semana
Rustyboobz

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Banda sonora da minha vida

Tenho uma história engraçada com a música de hoje, para além do simples facto de gostar da canção.

No 'remoto' ano de 2003, fui passar um fim de semana a Vale de Lobo (sim, o empreendimento turístico de luxo - eram os conhecimentos da época lol)

Lá fui eu toda contente, numa sexta-feira à tarde, no autocarro da empresa EVA a ver o filme Os substitutos com o Keannu Reaves - o filme em si não é nada de especial, assentando na premissa de que os pobres e esforçados podem, caso lhes seja dada oportunidade, brilhar tanto como os poderosos e mimados, enfim...

O que interessa para esta minha história é que a banda sonora desse filme apresenta a canção I will survive, de Glória Gayne - de certeza que conhecem. Passou-se a viagem, vi o filme e lá fui eu para Vale de Lobo.


Sábado à tarde, estava a corrigir testes (dei aulas nesse ano), acontece que ligo a televisão para fazer um intervalo e que filme estava a dar? Os substitutos com o Keannu Reaves! e lá trauteei eu outra vez o I will survive lol

Domingo foi dia de regressar a casa. Autocarro EVA novamente e adivinhem lá que filme estava a dar....tcharammm...Os substitutos! e novamente trauteei a música lol



Perguntam vocês - o mesmo filme três vezes em três dias! ainda consegues ouvir a música hoje em dia? estranhamente sim, gosto da canção que querem que vos diga :) há quem diga que gosto de sofrer lol)

Bom fim de semana
Rustyboobz

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Gelado de gengibre e canela

Porque nem só de gelados de baunilha e chocolate se vive cá em casa, aqui fica uma receita de gelado com sabores um pouco diferentes do habitual - gengibre e canela.

Desde que utilizei gengibre pela 1ª vez em comida, influência do Jamie Oliver, fiquei fã incondicional do travo picante que deixa nos cozinhados. No entanto, este gelado nem é picante nem doce, é uma mistura perfeita dos dois!


Ingredientes
500 ml leite

200 ml natas
2 pedaços de gengibre descascado e cortado em fatias
2 paus de canela
8 gemas
200g açúcar

Num tacho, colocar o leite, as natas, o genbibre e os paus de canela e cozinhar em lume brando até a mistura borbulhar. Retirar do calor e deixar em infusão tapado durante 20 min.

Bater as gemas e o açúcar (podem congelar as claras para usar mais tarde) numa taça e juntar parte da mistura de leite e natas morna. Misturar bem e juntar à restante mistura de leite e natas. Mexendo sempre com uma colher de pau, cozinhar em lume brando até a mistura engrossar e deixar uma película nas costas da colher.

Retirar do calor e filtrar por um passador. Deixar arrefecer e guardar no frigorífico durante 12horas. No fim deste tempo, colocar na máquina de gelados de acordo com as instruções do fabricante.

Experimentem, vale mesmo a pena!

Rustyboobz

PS- a receita veio daqui.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Peito de frango recheado c/ molho pesto


(tenho mesmo de aprender a tirar fotografias a comida)

Mais uma semana, mais uma ementa planeada. Para começar, mais uma receita do livro Cozinha para quem quer poupar.

Ingredientes
4 peitos de frango
1 beringela
1 courgette
Sal e pimenta q.b.
Molho pesto q.b.

Pré-aquecer forno a 230ºC. Cortar a beringela e a courgette em cubos e colocar num tabuleiro untado com azeite. Polvilhar com azeite e pimenta, mexer bem e levar ao forno durante 15 min.

Entretanto, cuidadosamente cortar uma bolsa nos peitos de frango. Colocar o molho pesto (utilizo o da marca Pingo Doce) nesta bolsa sem encher demasiado e fechar com palitos.

Baixar a temperatura do forno para 200º C.

Barrar o frango com pesto, temperar com sal e pimenta e colocar em cima dos legumes assados. Cozinhar até o frango estar assado.

Servir com os legumes e o acompanhamento que se quiser.

Rustyboobz

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Caramelos de chocolate e pistáchios


Mais uma receita do livro da Nigella Lawson - Na cozinha com Nigela.

Desta vez, uma receita altamente calórica e própria para chocaólicos :) (eu conheço uma que adorou receber estes caramelos)

Ingredientes
350g chocolate c/ mín. 70% cacau
1 lata leite condensado
30g manteiga
150g pistáchios
1 pitada de sal

Partir o chocolate em bocados e colocar numa frigideira em lume brando. Juntar o leite condensado, a manteiga e o sal. Mexer para misturar.

Ponha os pistáchios (sem cascas, claro) num saco e parta-os em bocadinhos com o rolo da massa. Junte-os à mistura de chocolate e mexa para misturar.

Despeje esta mistura para um tabuleiro de chocolate quadrado de 23 cm e alise o topo. Deixe arrefecer e coloque no frigorífico.

Quando a mistura já estiver bem sólida, corte em pequenos cubos.

Eu guardei os meus em embrulhos individuais de papel vegetal e papel de alumínio. Convém mantê-los no frigorífico.

Já estou a magicar umas prendinhas de Natal para os chocaólicos que conheço...

Rustyboobz

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

A família cresceu...

Permitam-me que vos apresente o novo membro da família...



Tanto teimei que consegui arranjar um busto de costura :D

Como isto é o mais próximo de um animal de estimação que irei ter, andamos num processo de encontrar um nome para o dito. Podem fazer sugestões - o vencedor receberá uma prendinha,
handmade, claro :)

Rustyboobz

UPDATE: depois de muitas sugestões, decidi-me por 'Penélope' - afinal, é o meu nome preferido

domingo, 20 de setembro de 2009

Quem gosta de limpar a casa? Parte II


Lembram-se do post sobre a limpeza da casa? Pois bem, descobri que o podem fazer ao som de um CD específico - Housework songs que encontram no Amazon.

Ora, vejamos algumas das músicas apresentada no dito CD....

Queen - I want to break free (pudera, enquanto ando nas limpezas não estou a costurar ou a fazer qualquer coisinha mais interessante...)

Ronan Keating - Life Is A Rollercoaster (baixo-me para aspirar debaixo da cama, estico-me para limpar por cima dos móveis, estico-me para enfiar o tubo do aspirador nos sítios mais recônditos...)

Bangles - Manic Monday (vamos lá acabar isto que segunda-feira tenho de ir justificar o que me pagam no final do mês...)

Hot Chocolate - You Sexy Thing (pois claro, suada e cheia de pó é como me sinto mais sexy..)

E as minha preferidas:

Cyndi Lauper - Girls Just Want To Have Fun (ui, é cá um divertimento...)

The Weather Girls - It’s Raining Men (só estou a ver cotão...)

Fiquem com esta dica! Boa semana

Rustyboobz

PS- imagem encontrada na Internet.

Banda sonora da minha vida

Quando eu era miúda, a minha avó, que me criou desde os 3 meses, começou a perder visão - contingências da velhice.

Na altura, passava um anúncio na RTP que alertava para o perigo dos incêndios no Verão. A minha avó, embora não visse já muito bem, reconhecia sempre esse anúncio pela música - What a wonderful world, de Louis Armstrong.

Nunca mais consegui ouvir esta música sem me lembrar da minha avó e dos bons momentos que passámos juntas...incluindo lições de croché que se vieram a revelar preciosas nos últimos meses :)



Rustyboobz

sábado, 19 de setembro de 2009

Cartas + costura=?

Estava eu a trabalhar um dia desta semana quando isto me veio parar às mãos...

Um selo, do Brasil, com uma costureira! Digam lá se não é fixe :)



No mesmo envelope, também vinha este selo - um sapateiro



Nunca achei muita piada a coleccionar selos mas estes vão ficar religiosamente guardados :) Que fixe lol


Rustyboobz

PS - os meus selos têm a marca de dia dos Correios, podem ver uma versão 'limpa' aqui.



quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Quem gosta de limpar a casa?

Arrumar a casa pode ser uma seca. Ora bem, isto tudo vem a propósito da visita a um dos blogs que leio regularmente - Little house in the suburbs -onde podem encontrar este post - 6 lazy ways to reduce housework. Vale a pena ler - mesmo que não ponham em prática as soluções apresentadas, sempre nos faz pensar nos nossos próprios processos.

Reservei esta semana para me organizar a nível dos projectos - essencialmente vou apostar em fazer roupa para mim - vestido de jersey, um top desenhado por mim (!), calças de tecido, esta mala, uma gravata em croché, etc, pelo que esta semana devo estar mais ou menos ausente.

Para a semana, voltam as receitas e os projectos.

Rustyboobz

PS-imagem encontrada na Internet

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Banda sonora da minha vida

Tinha programado este post para outro dia mas, em virtude do falecimento do actor Patrick Swayze, publico-o hoje.

O actor em causa é um dos protagonistas de um filme que marcou a geração das mocinhas que estão hoje na casa dos 30 - Dirty Dancing! Quem se lembra? Deixando o valor cinéfilo de lado, é um filme com uma banda sonora fantástica e que não é esquecida por quem viu o filme (talvez inúmeras vezes, como eu!).

O filme é de 1987 e vi-o mais tarde, tinha eu uns (muito pouco saudosos) 12 anos, altura das primeiras paixonetas, enfim....A banda sonora tem-me acompanhado desde então, já lá vão 18 anos. Falando hoje com pessoas, ok mulheres, que viram o filme em 1987, percebi que não sou a única a bater o pezinho quando ouço 'The time of my life', 'Hungry eyes', 'She's like the wind', etc.

A par da banda sonora em si, o filme traz-me boas recordações não da adolescência (pensando bem, suspirei de alívio quando cheguei a adulta) mas de excelente amiga -C.N., está é especialmente para ti :)

Além do mais, tendo assistido de perto ao sofrimento de uma pessoa que morreu também de cancro do pancreas, não quero deixar de prestar uma pequena homenagem a essa pessoa com este post.

E para não terminar este post em tristeza, someone cares to dance?



Mas porque é que nasci com 2 pés esquerdos e um rabo 'daqueles'??? lol

Rustyboobz

domingo, 13 de setembro de 2009

Banda sonora da minha vida

Inspirada no blog do meu amigo Z.C., aqui fica uma música que aprendi a apreciar com o passar dos anos e que reflecte o meu estado de espírito e a minha atitude perante vida



Rustyboobz

sábado, 12 de setembro de 2009

Top turquesa

Ora bem, tinha cá em casa um início de top que não passou disso mesmo - na altura, não me entendi com o tecido e acabei por o colocar de lado à espera de um dia de mais inspiração. Hoje chegou esse dia.

O top consistia em 3 painéis de tecido à minha medida. Uma costura aqui, 2 alças torcidas ali e aqui está o meu top novo.



O tecido é jersey. A espécie de franzido junto ao peito serviu apenas para tornar a coisa mais sexy (prometo que ao vivo o top assenta bem e é simétrico!)

O jersey tem algum brilho mas debaixo de um casaquinho leve branco dá para usar durante o dia.

Espero que gostem.

Rustyboobz

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Hamburguers de perú


Já sabem que cá em casa faço um esforço por comer mais carne branca que vermelha, logo refeições com perú e frango são frequentes.

A carne de perú tem os seus quês, às vezes ganha um sabor estranho. Não foi o caso destes hamburguers, simultaneamente saborosos e leve. O queijo ralado dá-lhes um toque extra. O processo é em tudo semelhante ao dos hamburguers de atum.

Para 9 hamburguers

500g carne perú picada

1 cebola

1 cháv. pão ralado
2 dentes de alho
Queijo ralado q.b.

3 c. sopa maionese

Sal e pimenta


Numa taça grande, colocar a carne picada, a cebola picada finamente, o pão ralado, alhos picados, e o queijo ralado q.b. Misturar bem e temperar com sal e pimenta.


prontinhos para grelhar

É importante que os hamburguers fiquem consistentes para que não se desfaçam quando estiverem a ser grelhados.
Se virem que a mistura de carne está muito solta, acrescentar pão ralado.

Formar os hamburguers e grelhar em chapa bem quente.


Bom apetite
Rustyboobz

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Barrinhas de cereais




Um dos meus problemas a nível de comida é encontrar snacks para comer entre as refeições que não sejam exageradamente calóricos ou gorduroso (também como fruta mas há alturas em em que preciso de mais alguma coisa). Geralmente, compro barras de cereais mas custa-me dar 'tanto' dinheiro por uma coisa que desaparece num instante nas minhas mãos. A solução? barrinhas de cereais caseiras, claro!

Andei à procura e vi diversas receitas interessantes, no entanto, todas elas precisavam de muito tempo no forno, pelo que não as fiz. Até que vi esta receita no Crafster e lá fui eu para a cozinha (adoro experiências culinárias!).

Ingredientes
4 cháv. flocos aveia
1 cháv. farinha (usei uma sem fermento)

1 c. chá bicarbonato sódio
2 c. chá extracto baunilha
100g manteiga derretida

1 cháv. mel
1/3 cháv. açúcar mascavado

2 cháv. de ingredientes à escolha (passas, bocadinhos de chocolate, frutos secos, etc. - usei apenas passas)

Pré-aquecer o forno a 160ºC e untar um tabuleiro.


Numa taça grande, misturar os flocos de aveia, a farinha, o bicarbonato de sódio, a baunilha, a manteiga derretida e o mel. Misturar bem e juntar as 2 cháv. de ingredientes à escolha.

Colocar a mistura no tabuleiro e calcar bem (a mistura deve ter um aspecto 'molhado'). Cozer no forno até estar dourado. Deixar arrefecer e marcar os cortes das barrinhas. Colocar no frigorífico durante umas horas (isto impede que as barrinhas se desfaçam). Retirar as barrinhas e guardar como se entender.

Eu guardei as minhas individualmente em papel aderente. estão prontas para levar para o trabalho!


Obtive 12 barrinhas de um tamanho considerável



Rustyboobz

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Teorias da conspiração - Beatles


Todos já ouviram falar na teoria da conspiração que diz que a ida do Homem à Lua em 1969 é uma farsa, certo?

E a conspiração que afirma que o Paul McCartney (ex-Beatles) morreu em 1966, sendo o actual um mero sósia, conhecem? Eu não conhecia, foi-me contada pelo Z. C., que se lembrou da mesma por eu ter passado a tarde a cantarolar o refrão do "Yellow submarine" (ele trabalha mesmo à minha frente...).


É apenas uma teoria, pouco ou nada credível, mas aqui fica, para quem não conhece.
Diz a lenda que em 1966 Paul McCartney morreu no acidente de carro, sendo substituído por um sósio que teria ganho um concurso anterior ao concurso. Uma das 'provas' seria a cicatriz que este 'sósia' teria no lábio (a verdade: Paul McCartney teve mesmo um acidente de mota mas com poucas consequências, sendo uma delas a cicatriz no lábio.)

Outra prova: na capa do álbum Abbey Road, Paul McCartney aparece descalço a atravessar a passadeira. Dizem os rumores que tal serviu para disfarçar a diferença de altura entre o sósia e o verdadeiro Paul. Outra versão diz que a capa representa um funeral: John Lennon, de branco, representa o padre; Ringo Starr, de preto, o 'cangalheiro'; Paul, de fato azul, o morto, e George Harrison, de jeans, o coveiro.


Outra prova seria a de que John Lennon teria dito "I buried Paul" numa voz baixa no refrão final de
Strawberry fields forever.

Teoria de conspiração, manobra de marketing ou apenas uma brincadeira de mau gosto, o certo é que ajudou a vender os álbuns dos Beatles.


Long live the Beatles !
Rustyboobz


Nota: Este post é especialmente dedicado ao meu amigo Z.C por todos os motivos que ele sabe ;)


domingo, 6 de setembro de 2009

Burda Julho 2009 Top 120A

Este fim-de-semana meti mãos à obra e fiz este top que vinha na Burda de Julho. Como vêem, é um modelo assimétrico que, na minha opinião, perde um pouco com uso dos elásticos na bainha.

original_top_seda

Utilizei um tecido em seda que tinha comprado para outro fim mas que acabou ser utilizado em parte neste top.

seda1

Optei por não colocar elásticos na bainha e na gola, como no modelo original, para manter a ‘leveza’ da seda. O tecido é transparente, por isso tenho de usar um top por baixo, daí a alça laranja.

seda3

A seda é um tecido um tanto ou quanto complicado de coser, notando-se os buracos todos da agulha, pelo que tive de usar a agulha mais fina que tenho e, para ajudar a máquina a puxar o tecido, fino e escorregadio q.b., coloquei papel vegetal de cozinha por baixo. Depois foi só arrancá-lo do tecido, com alguma delicadeza, claro!

seda2

Gosto imenso deste top! O facto de ser em seda dá-lhe um ar elegante e sofisticado que contrabalança o aspecto mais informal do modelo (ignorem as calças de ganga azuis claras…). Usando um top sem alças por baixo, ficará ainda melhor.

Rustyboobz

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Fettucine com beringela e amêndoas

Para terminar a semana em beleza, e cumprindo a ementa, um prato vegetariano. É mais uma receita do livro Cozinha para quem quer poupar.

beringela

Ingredientes

1 c. sopa azeite

1 cebola

2 dentes alho

1 beringela

800g tomate aos pedaços

400g fettucine

1 c. sopa pinhões torrados (usei amêndoas)

1/2 cháv. folhas basílico (usei orégãos secos)


Cozer a massa conforme instruções da embalagem.

Aquecer o azeite numa frigideira. Picar a cebola e juntar, cozinhando até ficar dourada. Adicionar os alhos esmagados e a beringela cortada em cubos de 1 cm (eu cortei a olho…). Cozinhar até ficar tenra. Juntar então o tomate em pedaços (usei o molho de tomate que fiz a semana passada). Deixar levantar fervura e cozinhar até o molho ficar espesso.

Quando a massa estiver cozida, escorrer e guardar alguma da água da cozedura. Colocar a massa de novo no tacho e juntar o molho de beringela, os pinhões (no meu caso, amêndoas) e o basílico (usei orégãos). Temperar com sal e pimenta, envolver bem e servir.

Ps- cozinhar bem a beringela para ficar macia e não esponjosa.

Bom apetite

Rustyboobz

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Sopa de cenoura e grão

sopa_cenoura_grao
Se leram este post, sabem que a ementa desta semana foi planeada e as compras feitas de acordo com a mesma.
Para começar, fiz esta sopa de cenoura e grão que leva alguns ingredientes pouco usuais em sopas (pelo menos para mim), nomeadamente sumo de laranja (!) e cominhos em pó (duplo !).


A receita vem do livro da Mafalda Pinto Leite – Cozinha para quem quer poupar, de onde já tinha tirado a receita das bolachas de manteiga e onde me inspirei para a ementa desta semana.
Ingredientes
2 col. chá azeite
1 alho francês picado
500 g cenouras cortadas em bocados
1/2 cháv. sumo laranja
4 cháv. caldo galinha/legumes (usei o de galinha)
300g grão cozido e escorrido
1/2 col. chá cominhos em pó
Aquecer o azeite numa panela grande em lume médio. Juntar o alho francês e as cenouras.
Cozinhar durante 10 min. ou até os vegetais amolecerem. Adicionar o sumo de laranja, o grão e os cominhos. Mexer e juntar o caldo de legumes/galinha.
Deixar ferver e baixar o lume, deixando cozinhar mais 15 min.
Triturar a sopa e temperar com sal e pimenta a gosto. Servir.
Podem servir com iogurte de estragão (1/2 cháv. iogurte natural + 2 col. chá estragão picado). Eu saltei esta parte – nunca percebi a questão do iogurte nas sopas, defeito meu.
Segundo a autora, cada dose desta sopa custa até 1€ e a receita dá para 4 pessoas.
Bom apetite.
Rustyboobz

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Pudim de pão

Ora bem, um dia destes estava meio entediada em casa e tinha algum pão a ficar duro na caixa do pão…O que resultou disto? Um pudim de pão, pois então (este salto de lógica só faz mesmo sentido para mim…)
pudimpao3
Embora isto se chame pudim, a consistência final não é a de um pudim ‘normal’, é algo que fica entre um pudim e um bolo húmido, à falta de descrição melhor. 
Tirei a receita daqui.
Podem usar qualquer pão, excepto pão de forma de compra que se desfaz numa papa se usado! Croissants ou pãezinhos de leite também servem.
Ingredientes
6 fatias de pão da véspera
3 chav. leite
4 col. sopa manteiga
1/2 col. chá canela em pó
1/2 col. chá gengibre em pó
1/2 chav. açúcar branco/mascavado/mel/
8 fatias de pão da véspera
3 ovos
Pitada de sal
Cobertura: 1/4 chav, açúcar branco e 1/2 col. chá canela

Pré-aquecer o forno a 180ºC e untar um tabuleiro com manteiga. Coloque-o dentro de um tabuleiro maior e encha este com água até 1 cm abaixo do rebordo.
Num tacho, aquecer o leite, a manteiga e uma pitada de sal até a manteiga derreter.
Partir o pão em quadradinhos pequenos e colocar no tabuleiro.
(A receita original não menciona quando se deve adicionar a canela e o gengibre mas penso que não haverá problemas em juntar as especiarias ao leite e mexer.)
Quando a manteiga derreter, despejar a mistura de leite no tabuleiro com o pão e esperar 5-10 min, calcando com um garfo qualquer bocadinho de pão que venha ao de cima.
Bater ligeiramente os 3 ovos e colocar por cima da mistura de pão e leite. Polvilhar com a cobertura.
Levar ao forno durante 45min-1h ou até estar dourado e, espetando um palito, este sair seco.
pudimpao1
Não sei porquê esta receita lembrou-me o Natal, será que é típica de algum país?…
Bom apetite
Rustyboobz

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Chá gelado de lima

 

icetea2 

Cá em casa, ainda se compram bastantes embalagens de ice tea, ou seja, mais embalagens para reciclar e mais conservantes e outras coisas assim, pelo que andei a ver que alternativa poderia arranjar – ice tea caseiro, pois claro!

O princípio básico é sempre o mesmo – embalagens de chá à vossa escolha (chá preto, verde, cidreira, lúcia-lima, etc.), água e sumo de limão ou de lima, como é o caso de hoje. Obtêm uma bebida fresca, saborosa, mais saudável e não aumentam muito mais a vossa pegada ecológica no planeta.

 

Ingredientes

2 sacos chá verde

2 sacos de chá preto

Sumo de 1 lima

2l água

 

Ferver a água e deitar sobre os sacos de chá. Deixar arrefecer.

Retirar os sacos dos chás e espremer o sumo de uma lima. Juntar açúcar/mel a gosto, misturar e provar.

Servir bem fresco.

 

A imaginação é o limite – podem usar os chás que quiserem, combinar ou não os sabores dos chás, juntar mel/açúcar branco/açúcar mascavado, etc. Experimentem!

 

À vossa, pois então!

icetea1