quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Pão de nozes

Mais um improviso que saiu bem - esta receita + 2 mãos cheias de nozes partidas.

Uma maravilha :) Só foi pena eu ter-me esquecido de comprar passas para juntar à receita, aí tinha ficado perfeito.

Rustyboobz

PS - Geralmente, acrescento mais 1/2 chav. farinha à receita base do pão, para a massa ficar no ponto.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Iogurtes de mel e nozes

A minha iogurteira voltou à acção depois de algum (bastante) tempo de inactividade, para fazer iogurtes de mel e noz.

O processo é o do costume mas aqui fica para quem não se dedica a estas coisas.

Num recipiente, misturar um iogurte natural com 2 c. de açúcar e 2 de leite em pó (opcional, torna os iogurtes mais espessos).

Aquecer cerca de 800 ml de leite até ficar quente mas sem deixar ferver (o teste ideal é colocar um dedo no leite quente e aguentar 10 segundos sem nos queimarmos) e juntar aos poucos ao iogurte.

Misturar bem, colocar nos copos (devidamente esterilizados) onde se colocou previamente nozes partidas e mel e colocar na iogurteira durante 8 horas. Após este tempo, colocar no frigorífico. Os iogurtes podem ser consumidos após 4h.

Agora, estou com dúvidas: iogurtes de caramelo ou de bolacha para esta semana?Hummm...

Rustyboobz

PS- quem estou eu a querer enganar? Caramelo, sem qualquer dúvida :)

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Licor de gengibre

Depois de um longo interregno, este blog volta à vida com uma experiência que correu bem : licor de gengibre.

A receita foi feita um bocado a olhómetro mas aqui fica para quem quiser experimentar.

Num frasco de vidro (750 ml aprox., no meu caso), colocar 2 ou 3 pedaços de gengibre descascado e encher o frasco com aguardente. Deixar a macerar 2 ou 3 semanas.

Após este tempo, filtrar o líquido, medi-lo e fazer uma calda de açúcar nas mesmas proporções. Misturar a calda e o líquido e filtrar de novo com filtros de papel. Engarrafar.

É um licor muito diferente do costume e já provado e aprovado aqui no burgo.

Rustyboobz

PS - Quero agradecer a todos os que desejaram as melhoras do meu canito no início de Janeiro e mostrar-vos uma foto dele:

Posted by Picasa

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Memórias

Na revista Notícias Magazine do passado domingo, dia 6 de Fevereiro, saiu um artigo (que não posso reproduzir aqui por razões óbvias de direitos de autor) sobre os saquinhos de merenda em pano bordado que, nos antigamentes, as crianças levavam para a escola com o lanche. A autora do texto deixa no ar a possibilidade de se substituir as embalagens dos lanches dos dias de hoje por esses objectos, tão carregados de nostalgia.

Eu fui uma das felizardas presenteadas com esses saquinhos, que ainda conservo, embora os meus fossem em croché, feitos com todo o amor e carinho pela minha avó. Felizarda, não tanto pelo valor utilitarista dos objectos em si, mas pelo que representam (ainda hoje) de uma infância feliz.

A minha avó, influência fundamental na minha vida, não fazia ideia que estava a contribuir para diminuir a sua (e minha) pegada ecológica, ao prosseguir com uma prática que, desconfio, aliaria o útil à necessidade de aproveitar restos de linhas :)


A questão que se me impõe, agora, é a de quantas práticas deste género se apresentarão agora de cara lavada e como símbolo de uma atitude pró-activa de defesa do ambiente, num processo, mesmo que inconsciente e à pequena escala, de greenwashing, quando as mesmas podem ser localizadas e documentadas no tempo.

Rustyboobz