Nuns catálogos de exposições do Museu dos Coches, datados de 1976, que apareceram na Biblioteca onde trabalho, encontrei fotografias de diversas peças de roupa. Deixo-vos as peças que me ficaram debaixo de olho. As descrições são retiradas/adaptadas do catáogo da exposição.
Vestido de senhora, do início do séc. XX (1927-1928), em malha de seda verde-azulada. Era um traje de toilette.
As próximas peças pertencem a um adereço (antiga designação de um conjunto) de senhora, do início do séc. XX, constituído por 5 peças (tenho apenas fotografias de 4). São de cambraia branca, com diversas aplicações de rendas, entremeios e bordados.
Corpinho
Calças
Camisa de noite
Camisa de dia
Casaquim de senhora, feito em seda. Espécie de capa aberta à frente, blusando por meio de cinto cosido que fecha por um entrançado de fita.
Fiquei com este casaquim debaixo de olho e devo fazer algo inspirado nele.
Vestido de senhora feito em cambraia branca, ornamentada por bordados e rendas.
A aplicação da renda na parte da frente do vestido também me atraiu. Estou a considerar hipóteses de como adaptar o vestido para uma peça actual.
Entusiasmada com estas fotografias, aproveitei e visitei o Museu do Traje em Lisboa. Recomendo vivamente - por 4€, visitei este Museu, o do Teatro e ainda fui passear para o Parque Botânico do Palácio do Monteiro-Mor. Se forem de manhã, a entrada (ainda..) é livre. Podem tirar-se fotografias sem flash. Tive de usar o telemóvel, porque deixei a máquina em casa.
A exposição está organizada por épocas. A minha preferida é, sem dúvida, a moda império (início do séc. XIX), com linhas simples e fluidas, clássicas.
Adorei este vestido estilo império. Talvez mais um factor de inspiração...
Acessórios - botões. Reparem nas figuras.
Botas- vejam o detalhe decorativo
Mais tournures, sendo que a primeira era de criança...
Caixa de costura :)
Espartilhos
Roupa de intimidade (não é roupa interior ou de dormir). Pelo que percebi, seria roupa para estar em casa e e receber íntimos (e subitamente, sinto-me transportada para o séc. XIX :)
Roupa para dormir
Toucas para dormir
O fatinho de marinheiro, um clássico da roupa infantil masculina
Botas do início do séc. XX.
Fiquei encantada pelas mesmas. Para além de terem uma forma que é perfeitamente actual, apertam de lado com botões. Infelizmente não se percebe muito bem esse detalhe na foto
Adorei o Museu do Traje. É bastante interessante perceber como as mulheres foram sendo espartilhadas (figurativa e literamente) ao longo dos tempos e como o uso de cores e de linhas diferentes marca tanta diferença entre as várias épocas. Por exemplo, a seguir à época império, cores claras e linhas fluidas, seguem-se peças de roupa pesadas quer no design, quer na cor e nos ornamentos.
E sim, a exposição do Museu também apresenta peças de roupa de homem mas francamente quem é que quer saber de roupa de homem no meio de tanta coisa interessante feminina....
Alguém quer ir ao Museu? Não me importo de repetir a visita :)
Rustyboobz
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentários, críticas e sugestões são sempre bem-vindos!