domingo, 19 de setembro de 2010

Brandy de alperce



Há uns meses, nas minhas andanças pela net, encontrei uma receita de brandy caseiro. O processo em si é praticamente igual aos dos licores que costumo fazer, com a diferença de que usei vodca em vez de aguardente.

Enchi um frasco de vidro (capacidade 750 ml) com alperces maduros (lavados, sem caules ou quaisquer partes estragadas), 3 chav. de açúcar e enchi até acima com vodca (a mais barata que encontrei, não é necessário utilizar uma de marca).

Deixei a macerar 3 meses num sítio escuro, virando o frasco ao contrário todos os dias. Depois deste tempo, filtrei o brandy através de filtros de papel e engarrafei.


A minha próxima experiência vai ser fazer brandy apenas com pêssegos e açúcar, o que irá estar mais próximo da noção de brandy do que este de alperce.

Daqui ao Natal, é um pulo e os licores têm tido bastante sucesso como prendas. Comecei também o meu licor de menta e, 'em stock', tenho já o de ameixa, cereja e ginja.

Rustyboobz

PS- A quem está à espera de ver as minhas calças de ganga, as minhas desculpas, mas, entre o trabalho e as constipações cá pelo burgo, não deu para as acabar :(:(:(:(

sábado, 4 de setembro de 2010

Moldes e mais moldes

nas férias, comprei uns quantos moldes - uns por necessidade, como estes


Calças de ganga (Kwik Sew), casacos de inverno (Simplicity) para mim. Moldes comprados numa loja online inglesa (os da Simplicity estavam a metade do preço).


e outros, só porque sim :)


Moldes Herbillon, provavelmente dos anos 50, licitados no Miau.pt numa noite de insónias.

Rustyboobz

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Limonada picante

Com esta receita, eu deveria ter obtido ginger ale caseiro (e, desta vez, segui a coisa à risca :)



O resultado foi de todo inesperado. Em vez de um líquido de tom caramelo claro, saiu-me uma espécie de limonada picante com gás! Uma maravilha, posso desde já adiantar, e bem melhor que qualquer ginger ale que por aí ande.

A gaseificação resulta da adição do fermento de pão ao açúcar (e eu que nunca tive queda para a química!) em conjunto com um ambiente quente. Com a fermentação do açúcar, obtém-se uma baixa percentagem de álcool, que não se sente na bebida.

A garrafa de plástico mencionada no post original é imprescindível, dado que a forma de ver se o processo de gaseificação está completo é apertar a garrafa e ver se esta oferece resistência ou vinca.


Será que desta forma consigo obter uma espécie de Sumol de laranja (a bebida preferida da cara-metade)??humm....

Rustyboobz