quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

É Natal, é Natal (ou a história de um ornamento reciclado)

Não resisti a partilhar um enfeite para a árvore de Natal que recebi.

Basicamente, é uma lâmpada fundida que é pintada e decorada. Que ideia magnífica- reciclagem e enfeites de Natal diferentes do normal!




Na internet, existe vários tutoriais (em inglês). Eu gostei imenso deste.

Rustyboobz

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

My LBD (c/ fotos reais)

'LBD' é a sigla utilizada blogosfera fora para designar um vestido preto curto e de estilo simples - little black dress.

No sábado à noite, pus mãos à obra, utilizando um top que já tinha como molde e um retalho de jersey preto, comprado a preço de saldo há umas semanas. Prolonguei o top, alargando-o ligeiramente, e o resultado foi este.




É um vestido coleante, com o seu quê de sexy. Juntamente com umas leggings (que o frio aperta q.b. por estas bandas) e um top de manga comprido por baixo, estou pronta para passear no próximo fim-de-semana. E claro, cortar as linhas que se vêem na barra do vestido também faz parte do plano ...

E agora fotos reais!!




Estou já pensar fazer um outro vestido do mesmo género, desta vez duplo e com uma gola larga, e com mais alguma folga, o que me permitará levá-lo para o trabalho. Mangas mais compridas também vinham a calhar...hummm...

Rustyboobz

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Molde de calças de ganga

Caso alguém esteja interessado num molde de calças de gangas, tenho um a mais e está disponível aqui

Rustyboobz

E venha lá 2011

A Rita, do blog Do alto das minhas sabrinas, desafiou-me a tornar públicos 5 desejos para 2011. Aqui ficam eles (a ordem por que aparecem não implica um juízo de valor sobre a prioridade de uns sobre os outros)
  1. Fazer mais exercício físico - ir correr antes de trabalhar é que era!
  2. Apostar (ainda mais) numa forma de viver ecológica e que diminua a minha pegada ecológica (ui, tanta coisa a fazer ainda)
  3. Melhorar as minhas costuras, especialmente a parte de não saltar etapas das instruções.
  4. Desenvolver a capacidade de não acumular projectos (o espaço livre cá por casa está a reduzir-se a olhos vistos).
  5. Usufruir dos amigos, reais ou virtuais ;), da família (alguma, pelo menos), que tenho. A vida é curta, muito curta...
Rustyboobz

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Desenhar roupa

Para quem gostar de desenhar as suas próprias roupa, mas não acerta com a figura humana, encontrei aqui, um conjunto de croquis femininos. O download é gratuito e não é necessário ceder qualquer dado pessoal.

Eu estou a pensar reduzir o original para A5 e fazer um caderno bonito para me acompanhar nos meus devaneios pseudo-artísticos.

Rustyboobz

No poupar está o ganho...

Na net, abundam ideias para reaproveitar os rolos do papel higiénico:
- calhas técnicas/guardar os cabos de diversos electrodomésticos de pequeno porte, evitando que se enleiem
- embalagens de oferta
- decoração
- rolos para o cabelo (pronto, esta já me levanta algumas dúvidas, mas há quem garanta que resulta)
...e as ideias continuam...

Um dia destes, lembrei-me de uma grande amiga/colega de quarto dos tempos da Universidade,. Ela aproveitava os rolos para guardar os collants. Não se estragam e não se misturam com o resto da roupa interior na gaveta.

Fica a ideia para quem, ao contrário de mim, consegue sair e voltar para casa com um par de collants intactos..ups... :)

Bom fim de semana!

Rustyboobz

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Novas costuras

Eu realmente não devia acumular mais projectos de costura (devo ser a campeã da acumulação de projectos) mas não resisti a mais 2 moldes e, como o Natal está perto (boa desculpa, certo??), lá vieram eles.

Roupa desportiva
(que aqui o je precisa de trapinhos para ir correr)



Jalie 2563


Lingerie



Kwik Sew 3300

Quando é que isto vai aparecer feito? Pois, boa pergunta...

Rustyboobz

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Creme de limpeza facial

Ok, a ideia de limpar a cara com um produto à base de óleo de coco é estranha q.b., sou a primeira a reconhecê-la. Mas ao contrário do que se possa pensar, a pele não fica gordurosa.

Este produto tem sido a minha escolha no que diz respeito à limpeza facial- porque tenho os poucos ingredientes em casa e não leva sabão. O óleo de côco apresenta-se em estado sólido mas basta mexer bem para ficar líquido.

Misturar os seguintes ingredientes e mexer bem.
30 ml de óleo de côco
8 ml de óleo vegetal à escolha (usei óleo de amêndoas doces)
5 gotas de um óleo essencial antibacteriano (usei óleo essencial de melaleuca - tea tree)

Guardar num frasco de vidro.

O ideal é armazenar o creme no frigorífico. Honestamente, não o faço e nunca tive problemas, mas também faço pequenas quantidades de cada vez para prevenir desperdícios. No entanto, se se constatar que o óleo rançou, descartar o restante creme.


O que obtive foi um creme de limpeza de cor leitosa. Para usar, basta aplicar um pouco na face e massajar. Retirar com água morna.

Como já é hábito, convém fazer um teste para prevenir uma eventual reacção alérgica: aplicar um pouco do creme no interior do cotovelo e retirar com água morna. Caso não surja qualquer reacção em 24h, pode usar-se o creme.

Rustyboobz

PS - Encontram o óleo de côco em lojas de produtos naturais, muito provavelmente na secção de produtos culinários.


segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Adeus café, olá chá

Faz hoje uma semana que deixei de beber café e o substituí por chá!

Até à semana passada, era uma 'café-ólica' convicta, daquelas que chega ao trabalho e vai directa à fonte de café mais próxima, pelo que me surpreendi com a facilidade com que deixei de beber café e passei a beber chá, sem quaisquer sintomas de 'ressaca'. Munida do meu fiel termo, tenho levado chá verde para o trabalho* e, aparentemente, consigo-me manter acordada e atenta sem recurso ao café.

Motivos para tal mudança? Basicamente, ter uma vida mais saudável. O chá verde tem propriedades anti-oxidantes (não é à toa que existem tónicos de chá verde para a pele) e contribui, a par de uma alimentação adequada, para manter o colesterol em níveis aceitáveis.

Eu opto pelo chá verde que é vendido em embalagens, em detrimento do que vem em saquetas individuais, que acaba por ficar mais caro e implica maior desperdício de embalagens. O ideal é mesmo comprar o chá verde em embalagens opacas, dado que o contacto com a luz pode contribuir para o perda de propriedades do chá.

Bem, um vício já lá vai (nem em casa bebo café). Agora só me resta livrar-me do péssimo hábito de comer bolachas e biscoitinhos (ou não me vai adiantar de nada beber chá verde). Reeducação alimentar em curso!!!

Rustyboobz

*Única desvantagem que me ocorre: mais um item a carregar para o trabalho, a par do almoço, lanche, equipamento desportivo (corro depois do trabalho) e toda a tralha que as mulheres trazem consigo em condições normais :s

domingo, 7 de novembro de 2010

Exfoliante corporal de açúcar

Como já disse aqui anteriormente, os exfoliantes são daquelas coisas que gosto de usar mas que não me apetece pagar. E, na verdade, para quê fazê-lo se temos todos os ingredientes em casa para fazer um exfoliante caseiro igualmente eficaz mas infinitamente mais barato???

Dois ingredientes simples e que existem em todas as casas - açúcar e azeite. Numa embalagem de plástico, misturar 2 partes de açúcar para 1 parte de azeite e mexer bem.

Para usar, basta aplicar na pele molhada com movimentos circulares e retirar com água morna. Aplicar um bom hidratante de seguida.

Os ingredientes têm tendência a separar-se com o tempo mas basta mexer para que o exfoliante esteja pronto a usar.

Outros exfoliantes para o corpo aqui e aqui.

Boa semana!

domingo, 19 de setembro de 2010

Brandy de alperce



Há uns meses, nas minhas andanças pela net, encontrei uma receita de brandy caseiro. O processo em si é praticamente igual aos dos licores que costumo fazer, com a diferença de que usei vodca em vez de aguardente.

Enchi um frasco de vidro (capacidade 750 ml) com alperces maduros (lavados, sem caules ou quaisquer partes estragadas), 3 chav. de açúcar e enchi até acima com vodca (a mais barata que encontrei, não é necessário utilizar uma de marca).

Deixei a macerar 3 meses num sítio escuro, virando o frasco ao contrário todos os dias. Depois deste tempo, filtrei o brandy através de filtros de papel e engarrafei.


A minha próxima experiência vai ser fazer brandy apenas com pêssegos e açúcar, o que irá estar mais próximo da noção de brandy do que este de alperce.

Daqui ao Natal, é um pulo e os licores têm tido bastante sucesso como prendas. Comecei também o meu licor de menta e, 'em stock', tenho já o de ameixa, cereja e ginja.

Rustyboobz

PS- A quem está à espera de ver as minhas calças de ganga, as minhas desculpas, mas, entre o trabalho e as constipações cá pelo burgo, não deu para as acabar :(:(:(:(

sábado, 4 de setembro de 2010

Moldes e mais moldes

nas férias, comprei uns quantos moldes - uns por necessidade, como estes


Calças de ganga (Kwik Sew), casacos de inverno (Simplicity) para mim. Moldes comprados numa loja online inglesa (os da Simplicity estavam a metade do preço).


e outros, só porque sim :)


Moldes Herbillon, provavelmente dos anos 50, licitados no Miau.pt numa noite de insónias.

Rustyboobz

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Limonada picante

Com esta receita, eu deveria ter obtido ginger ale caseiro (e, desta vez, segui a coisa à risca :)



O resultado foi de todo inesperado. Em vez de um líquido de tom caramelo claro, saiu-me uma espécie de limonada picante com gás! Uma maravilha, posso desde já adiantar, e bem melhor que qualquer ginger ale que por aí ande.

A gaseificação resulta da adição do fermento de pão ao açúcar (e eu que nunca tive queda para a química!) em conjunto com um ambiente quente. Com a fermentação do açúcar, obtém-se uma baixa percentagem de álcool, que não se sente na bebida.

A garrafa de plástico mencionada no post original é imprescindível, dado que a forma de ver se o processo de gaseificação está completo é apertar a garrafa e ver se esta oferece resistência ou vinca.


Será que desta forma consigo obter uma espécie de Sumol de laranja (a bebida preferida da cara-metade)??humm....

Rustyboobz

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Weekender travel bag - Mala de viagem





Depois de ter feito uma bolha no dedo a coser o forro desta mala à mão (!!!!), consegui terminar finalmente a dita.

O molde é da Amy Butler, conhecida designer norte-americana de moldes e tecidos Chorei todos os cêntimos que este molde (estupidamente caro) me custou mas o resultado final bem que os vale.

Claro que antes de gastar dinheiro, li imensas reviews, bastante assustadoras por acaso - era a quantidade de agulhas que se partiam, o trabalho que se tinha a colocar o piping, as camadas de tecidos a coser...

No fim, acabou por correr tudo bem, embora tenha consciência de que tal pode derivar do facto de não ter utilizado alguns do materiais recomendados, nomeadamente o Peltex, uma espécie de estabilizador, que torna as camadas de tecido ultra resistentes, logo difíceis de costurar.

Para reforçar a mala utilizei a entretela mais resistente que encontrei na loja e, parece-me agora, devia ter colocado uma segunda camada no fundo da mala para que resista melhor ao uso. Como já disse, o forro é cosido à mão (que tédio...) pelo que facilmente posso acrescentar outra camada de entretela.

Caso ainda não se tenham apercebido, esta mala é grandeeeeeeeeeeeeeeeee. Embora o nome aponte para uma escapadinha de fim de semana, facilmente vou conseguir enfiar roupa e afins para 5 dias (embora tenha de reconhecer que sou mocinha para viajar apenas com o essencial e não com a casa atrás. Os anos longe de casa na Universidade, com viagens semanais de comboio, curaram-me desse péssimo vício).

A mala tem 4 bolsos exteriores (2 laterais, como o da foto abaixo e 2 frontais), óptimos para colocar revistas, livros, garrafas de água ou todas aquelas coisas que nos mantêm entretidos nas viagens. No interior não existem bolsos, o que não me incomoda particularmente. No entanto, pode utilizar-se um tutorial como este para criar um.



O cordão que decora a mala é uma das coisas que mais tempo demora a fazer. Implica cortar tiras de tecido (muitas, muitas tiras) em viés, cosê-las umas às outras, colocar o cordão no seu interior, coser sem apanhar este....ok, já estão a perceber.

As alças foram a seca do costume, quase tão más para virar como as da mala Tatanne que fiz.

Erros e pespontos tortos à parte, gosto imenso desta mala, estou a prever usá-la bastante (aliás, já fui de viagem com ela) e até mesmo fazer umas quantas para oferecer como prendas de Natal. Se calhar, é melhor começar a trabalhar entretanto para isso :)

Rustyboobz

PS- Tecidos do IKEA, como já é hábito por aqui.


sábado, 21 de agosto de 2010

Jeans - pt 2

Ora bem, depois de 3h de trabalho ontem e hoje na máquina de costura (já tinha as peças cortadas), os meus jeans chegaram a este ponto




(se não acharem piada aos jeans, podem sempre acompanhar o episódio dos Simpsons em pano de fundo)

Ainda tenho algum trabalho pela frente, nomeadamente a criar pinças que ajustem as calças à minha cintura (herdei, não sei bem de quem, um behind muito pouco condizente com o resto do meu corpo :s), e a coser a cintura e as presilhas para o cinto.




Como esta era a primeira experiência com este molde, comprei uma ganga mais barata e cuja côr não era exactamente a que pretendia. No entanto, e pelo que já vi, irei usar estas calças bastantes vezes, dado que têm um bom corte e são extremamente confortáveis.

Embora se vejam algumas linhas de stress na parte da frente na primeira fotografia, penso que as mesmas se devem a excesso de tecido, o que irei tentar rectificar na próxima semana.

Agora tenho de ir acabar o meu saco de viagem, já que preciso dele para segunda-feira :)

Rustyboobz

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Jeans - pt 1

Com um bocado de sorte, engenho, tempo (e se seguir todas as instruções :p), isto




há-de transformar-se em algo remotamente parecido com isto:



Mãos à obra!

Rustyboobz

PS- tenho um molde a mais destes jeans. Está intacto e vou colocá-lo à venda dado que não preciso de 2 moldes. Se alguém o quiser, mande-me um mail (está aqui ao lado) para falarmos melhor.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Pink alert!!!

A minha sobrinha mais nova pediu-me um vestido como prenda de aniversário, com as seguintes especificações: tinha de ser cor-de-rosa e com fitas para atar no pescoço. Fui à loja e comprei o tecido cor-de-rosa mais berrante que encontrei (não quero que falte nada às minhas miúdas :):






Como o vestido é bastante largo, e sabendo como a E. é vaidosa, fiz um cinto com um laço no mesmo tecido - ajusta o vestido e dá-lhe um ar de adulta que ela vai adorar (quase tanto como andar em casa com os sapatos da mãe e vai compensar a ausência das alças:)



Como já é costume, não consegui fotografar o vestido na sua cor real, mas, acreditem, é mesmo cor de rosa berrante, daquele que fere os olhos :D

O vestido ajusta na parte superior com franzidos e termina com um folho enorme. Agora é só esperar que lhe sirva (esqueci-me de tirar as medidas à E., pelo que tive de me guiar pela minha própria estrutura. Embora tenha apenas 9 anos, não é muito mais pequena que eu! O que é que as crianças comem hoje em dia???)

Rustyboobz

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Limpar o lava-loiças pt 2

Quem tem lava-loiças deste género



sabe que se acumula água e sujidade nas indentações do lado direito. Geralmente, a solução é um detergente comercial cheio sabe-se lá de que químicos que vão cano abaixo e poluem as águas.

Com tanta coisa útil e eficaz para limpar a casa nos armários da cozinha, não vale a pena gastar dinheiro em detergentes!


Aqui já tinha mostrado uma forma de limpar tal coisa. Hoje experimentei uma variação desta solução igualmente eficaz. Basta polvilhar o lava-loiças com bicarbonato de sódio, espalhar uma pequena quantidade de sabão líquido de azeite e esfregar. Lavar o lava-loiças com água quente e espalhar vinagre pelo mesmo - além de eliminar qualquer resíduo do bicarbonato, desinfecta aquele (o cheiro desaparece rapidamente, juntamente com qualquer bichinho indesejado que ande pela cozinha).

E é assim que cá em casa se ajuda o ambiente, poupando dinheiro simultaneamente :)

Rustyboobz

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Saco Tattane

Estou de férias há quase uma semana, pelo que me dediquei à costura. Entre outras coisas, fiz esta mala, ou melhor, saco, dado o seu tamanho (a minha máquina de costura cabe lá dentro :o), para uma amiga que fez anos recentemente. Encontrei o molde e as instruções aqui (abençoada Internet :D). É um saco mesmo grande, com um bolso exterior (o original tem 2) e fitas laterais. As alças prendem em argolas de metal.

Os tecidos vieram, uma vez mais, do IKEA. O saco em si não é muito complicado de costurar mas ainda envolve algum trabalho a construir os moldes e cortar os tecidos. O que demorou mesmo muito tempo foi virar as alças para o direito para as coser :s (e ainda consegui rasgar uma :s :s)

Passemos às fotos, então.


Saco Tattane

O pormenor das fitas laterais

SDC11898

O forro

SDC11901

Embora pareça preto, o tecido exterior é cinzento escuro, uma cor neutra, pelo que escolhi um tecido claro para o interior para fazer contraste. A minha amiga é daquelas pessoas que traz a casa atrás na mala, pelo que este saco deve ser perfeito para ela :)

Rustyboobz

domingo, 1 de agosto de 2010

I (L) Sigg

Quando comprei a minha garrafa Sigg há um ano atrás, não fazia ideia de que me iria tornar a fã nº 1 destas garrafas. O certo é que tenho já 3 (e prometi a mim mesma que iria ficar por aqui) - diferentes capacidades para fins igualmente distintos:

A que fica no meu local de trabalho (0,75l, modelo desportivo)





A cá de casa (1l, design clássico)




A que anda na mala (é a mais recente aquisição, 0,4l, design clássico)



Rustyboobz

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Óleo corporal hidratante


Isto de fazer os meu próprios cremes tem os seus quês e uma das suas grandes vantagens é que dificilmente se estraga matéria-prima, por exemplo, se um creme ficar muito líquido pode sempre usar-se como loção corporal. 'Nada se estraga, tudo se aproveita'.

Esta diatribe vem a propósito de uma experiência que, esta semana, correu bem mas que não teve o resultado previsto. Eu queria fazer uma manteiga corporal à base de manteiga de cacau e de óleo de coco mas, como já é habitual, fiz as coisas a olho, pelo que, em vez de obter um creme, acabei com um frasco de óleo corporal hidratante, ups :)

Creme ou óleo, o que interessa é ser hidratante. E ainda fico a cheirar a beijinhos de coco :)

Rustyboobz

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Desodorizante caseiro




A maior parte dos desodorizantes à venda tem alumínio, ingrediente que tem suscitado um aceso debate sobre o seu possível impacto na saúde, especialmente no que diz respeito à relação com o cancro da mama. Quanto aos anti-transpirantes, para além de conterem igualmente alumínio, diminuem a transpiração, evitando que as toxinas sejam eliminadas do corpo. Not good...

Aliei estes factos ao de o meu desodorizante ter acabado, para experimentar fazer o desodorizante que encontrei no blog blog Angry Chicken.

Os ingredientes base são manteiga de karité, manteiga de cacau, bicarbonato de sódio e amido de milho. Para preservar o produto final, utiliza-se cápsulas de Vitamina E e, para atribuir algum aroma, óleos essenciais (no meu caso, coloquei apenas 1 gota de óleo essencial de melaleuca - tea tree oil - e apenas por causa das suas propriedades anti-bacterianas, dado que não sou adepta de produtos de beleza com cheiro demasiado activo.)

Pode parecer uma mistura bastante insólita de ingredientes mas o bicarbonato de sódio é conhecido por neutralizar odores e absorver a perspiração. O amido de milho tem esta mesma função, funcionando as manteigas como os elementos emolientes do desodorizante.

A primeira impressão é a de que resulta! Funciona tão bem como qualquer desodorizante comercial, o que é excelente, atendendo a que o ar condicionado do meu local de trabalho tem um funcionamento muito muito peculiar....

O único senão que encontrei nesta receita foi o de que, com as quantidades da receita original, o desodorizante ficava demasiado sólido, obrigando a retirá-lo com uma mini colher.
Resolvi o problema, derretendo o desodorizante que fiz e acrescentando mais manteiga de karité. (A autora do Angry Chicken deixa a sugestão de adicionar glicerina para tornar o produto mais macio.)

E pronto, menos um produto a comprar e menos embalagens cá no burgo. A esta altura, já substituí os seguintes produtos pelos seus correspondentes caseiros, mais saudáveis e baratos:

  • Exfoliantes (mãos, pés, corpo e lábios)
  • Creme de mãos
  • Bálsamo para os lábios
  • Máscaras faciais
  • Máscaras para o cabelo
  • Creme hidratante para a cara
  • Creme para o contorno dos olhos
  • Tónico facial
  • Leite de limpeza facial
  • Desodorizante
  • Hidratante corporal

Tem sido complicado substituir o champô, dado que ainda não consegui encontrar uma alternativa que me agradasse. Já experimentei uma ou outra e não me agradou, pelo que tenho de continuar à procura. :(


Rustyboobz

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Boca doce :)

Há anos que sou viciada num bálsamo para os lábios da Body Shop. Acontece que o último que comprei desapareceu nas profundezas da minha mala ou mochila e não lhe ponho os olhos em cima há já umas semanas valentes, mesmo depois de ter revirado tudo :(:(

Podia comprar um novo mas isso não tinha piada nenhuma :) Andei à procura de receitas mas quase todas incluíam cera de abelhas, que é coisa que não tenho exactamente à mão. Já estava quase a desesperar quando encontrei
esta receita no blog Angry Chicken.

Tinha todos os ingredientes em casa e em 5 minutos tinha 3 frascos de bálsamo para os lábios. Da receita original, excluí o óleo essencial. Na minha opinião, a quantidade de óleo é demasiado grande e, como vou oferecer um frasco ao meu melhor amigo, está-me a parecer que ele dispensa andar por aí a saber a laranja ou outra coisa qualquer ;)





E já que estamos a falar disto, aproveitei a ocasião para fazer um exfoliante para os lábios. (o frasco grande na foto).

Parece estranho mas já que estamos a falar no assunto, porque não tratar dos lábios com os mesmos cuidados que o resto do corpo
? (isto vindo de uma gaja que se esquece de usar, em 99,9% dos dias, as 544 sombras, máscaras e eyeliners que tem à disposição tem o seu quê de ironia...)

Para fazer o exfoliante, misturei, num frasco de vidro, 60 ml de açúcar branco e óleo de amêndoas doces e mel em quantidade suficiente para formar uma pasta. Misturar bem e está feito. Aplicar sobre os lábios molhados, esfregar suavemente e retirar com água. Aplicar um bom hidratante próprio.

Rustyboobz

PS- No blog
Angry Chicken, encontram também uma receita de desodorizante caseiro, que é a minha próxima experiência.


Saudades


sábado, 17 de julho de 2010

Top cai-cai

Uma das coisas que mais gosto é agarrar em peças de roupa que estão boas, mas que por qualquer motivo já não usadas, e transformá-las em algo novo para mim. Infelizmente, não o faço frequentemente por falta de matéria-prima :( (já agora, se alguém tiver camisas de homem em bom estado, podem sempre enviar-mas, serão mais do que bem recebidas :)

O ano passado transformei uma camisa de homem numa camisa para mim. Aqui há umas semanas, resolvi dar uso a uma camisa que o meu amigo Z.C. me deu para este mesmo fim, sabendo do meu gosto por alterar roupa.

Com o entusiasmo em começar a cortar a camisa, esqueci-me de tirar fotografias ao original - basicamente, era uma camisa azul clara da Giovanni Galli, do género que já se tornou um clássico da indumentária masculina.

Optei por fazer um top cai-cai, pelo que cortei a parte superior da camisa, eliminando as mangas e o colarinho. Depois de 2 ou 3 horas de alfinetes, alinhavos e ajustes, eis que surgiu o meu novo top:







(fotos tiradas depois de um dia de trabalho por um fotógrafo pouco colaborante :)

Gosto imenso deste tipo de projectos. É que além de roupa nova dar sempre jeito, os tecidos das camisas são sempre muito bons. E tecidos bons poupam sempre tempo, especialmente na hora de passar a ferro ;)

E já agora, obrigado ZC!!!!
Rustyboobz

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Impagável...

...é a cara com que algumas pessoas ficam quando descobrem que costuro :) É interessante ver como as pessoas se fiam no meu estilo informal de mocinha acabada de sair da Universidade e na minha (aparente) postura de 'tá-se bem', desligada das coisas, e tiram conclusões precipitadas sobre mim.

'Ogres are like onions'...;)



E para não ficarem a pensar que sou uma fada do lar, posso adiantar que, embora consiga fazer um vestido, sou incapaz de estrelar um ovo! Como se diz cá por casa, a perfeição é profundamente entediante.

Rustyboobz

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Encomendas - parte II

A amiga para quem fiz este top , pediu-me também um avental de ganga para usar no nosso local de trabalho. Gostei imenso de fazer o avental mas custou-me a módica quantidade de 6 agulhas (4 partida e 2 tortas)!!!!!! Por isso, P., acho bem que gostes da coisa ;)

Conversa e remoques à parte, aqui fica o resultado final:






A parte superior




A parte inferior, com 4 bolsos para a P. guardar as canetas, tesoura e papéis com que costuma andar :)



Comprei a ganga numa loja de tecidos da Baixa de Lisboa (sem dúvida, um dos meus sítios preferidos da cidade, depois de Alcântara [suspiro de saudade..]) e o tecido das alças e rebordo veio do IKEA, que tem uma selecção de tecidos bastante interessante de que já sou cliente fiel :)

E agora, acho que vou deixar a máquina de costura sossegada até ao fim-de-semana que a bicha já trabalhou o suficiente esta semana...Ou talvez não, depende da chegada do molde de jeans que comprei online... ;)

Rustyboobz

Ps-as marcas brancas que se vêem nos bolsos são marcações com giz de alfaiate que me esqueci de apagar para a foto, ups :)

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Licor de cereja



Fazer licores é definitivamente um dos meus hobbies preferidos a par da costura, o que não deixa de ter o seu quê de irónico, atendendo a que não bebo álcool - nem uma reles imperial :)

Faço-os porque acho piada ao processo, no Natal garrafas de licor dão sempre prendas jeitosas e, factor de extrema importância, a aguardente vem cá ter a casa à borlix.


Desta vez, aproveitei as cerejas (vindas directamente do Fundão) que uma colega de trabalho me deu e coloquei-as num frasco com aguardente e açúcar.

As quantidades foram estas: 500 g de cerejas lavadas e sem o pedúnculo, 750 ml de aguardente e 250g de açúcar. Fechar o frasco e agitar todos os dias durante 2 ou 3 semanas.

Findo este prazo, filtrar primeiro por um filtro de meia e depois por filtros de café de papel. Engarrafar e deixar repousar uma semana ou duas antes de consumir.


Rustyboobz


Finito...

E porque hoje já parti 4 agulhas e entortei a 5ª (e última...), vou ouvir coisas boas como esta, esquecer-me da máquina de costura por hoje e dedicar-me ao ioga



Rustyboobz

Encomendas - parte I

Então pois que uma amiga anda a dizer-me para lhe fazer roupa desde que comprei a minha primeira máquina de costura há mais de um ano. A persistência realmente resulta e eu acabei por ceder - primeiro um top tipo tubo em jersey, de que não há muita coisa a dizer, e agora este top:


Novamente jersey, desta vez em alfazema. O top termina com uma fita de atar (que infelizmente não se vê na foto) e franzi a zona superior com fio elástico para ajustar melhor ao peito. (
O top está direito, eu é que não consigo tirar fotos de jeito :( )

P., espero que gostes.

E agora, vou à segunda parte da encomenda da P. Até logo!

Rustyboobz

domingo, 11 de julho de 2010

E voltamos a falar de plástico

Cá em casa, mora agora uma destas - garrafa SIGG (1 lt)



Já tenho uma (que fica em permanente no meu local de trabalho) e a função desta é lembrar-me de beber água quando estou em casa (sabe-se lá como, esqueço-me de o fazer...desconfio que seja a terceira idade :)

A este propósito, lembrei-me das notícias que tenho lido sobre o aumento do consumo de água engarrafada. Aparentemente, é um fenómeno que assenta na percepção de que a água da rede não tem qualidade suficiente, o que pode ser aferido ou não se se consultar o site do SMAS do concelho onde se reside. E a partir desse momento, a escolha é de cada um.

Assumindo que a água da rede cumpre com todos os parâmetros, se a mesma apresentar um sabor estranho (que não é nocivo, apenas incomodativo) pode ser sempre filtrada em casa com jarros próprios ou colocada no frigorífico para eliminar o mesmo e aí já não há qualquer desculpa para não se consumir água da torneira.

A questão é que para além do impacto económico que o consumo de agua engarrafada tem no orçamento de cada um de nós, existem consideráveis consequências ambientais - cada uma dessas garrafas, caso não seja colocada no respectivo ecoponto, durará mais que a pessoa que a bebe...

No que me diz respeito, eu não quero deixar um mundo plastificado às minhas sobrinhas. Bebam água da torneira, comprem SIGG's ou similiares (se puderem, claro) mas façam alguma coisa para diminuir o volume de plástico existente no planeta. E lembrem-se que pensar em fazer alguma coisa não é o mesmo que fazer. Decisão não é definitivamente o mesmo que acção.

Rustyboobz


sábado, 10 de julho de 2010

Detergente para a roupa



Já aqui coloquei uma alternativa aos detergentes comerciais para a roupa. Entretanto, há alguns meses experimentei um detergente caseiro líquido, à base de sabão de azeite. Os resultados foram bons, no entanto, devido ao preço do sabão não o tornei a fazer. Fica a receita para quem quiser experimentar.

2 ¼ chav sabão líquido de azeite

¼ chav. vinagre branco

1 c. sopa glicerina

¾ chav. água

10-15 gotas óleo essência à escolha (opcional)

(1 chav.=250 ml)

Misturar todos os ingredientes num frasco e agitar para misturar. Para cada máquina de roupa, usei 60 ml (4 c.s.)de detergente. (No caso de roupa muito suja, usar o dobro.)

A minha próxima tentativa irá ser um detergente com carbonato de sódio, que, até à data, ainda não consegui encontrar, e que deverá ficar mais barato que o de sabão de azeite.

Rustyboobz

terça-feira, 6 de julho de 2010

Líquido de limpeza multiusos



Continuo a minha luta para ter em casa produtos amigos do ambiente (e da carteira, já agora...). Gosto cada vez menos dos detergentes comerciais, com um cheiro irritantemente intenso e cheios sabe-se lá de que produtos químicos nocivos ao ambiente e à saúde.

Encontrei um líquido de limpeza multiusos fácil de fazer e barato e, acima de tudo, eficaz. (ninguém quer proteger o ambiente à custa de paredes e bancadas gordurosas..) Basta, num vaporizador, misturar os seguintes ingredientes: 500ml de água filtrada, 3 c.s. sabão líquido de azeite e 20-30 gotas de óleo essencial de melaleuca (tea tree). Fechar o vaporizador e agitar antes de usar. Basta pulverizar a zona que se pretende limpar e passar, de seguida, com um pano húmido.

Este líquido, além de limpar, ainda desinfecta as superfícies, graças às propriedades anti-sépticas do óleo de melaleuca.

Rustyboobz



domingo, 4 de julho de 2010

Leite de noz



Eu e o leite não nos damos lá muito bem (embora não tenha problemas com os seus derivados) e o leite de soja é muito doce para o meu gosto, pelo que decidi experimentar os leites feitos à base de frutos. Como tinha nozes à mão, fiz leite de noz.

1 cháv. miolo de noz
3/4 cháv. água filtrada
1 c.s. mel

Demolhar as nozes durante 8 horas. Escorrer, passar por água, secar com papel de cozinha e colocar no liquidificador. Adicionar a água filtrada (a quantidade de água é variável, conforme se queira o leite mais ou menos aguado)e o mel e triturar.

Filtrar por um passador, tendo o cuidado de espremer os resíduos de nozes para obter o máximo de líquido possível. Guardar no frigorífico até 3 dias. O leite pode separar-se enquanto está no frigorífico mas basta agitar para voltar ao estado normal.

Aqui encontram umas quantas soluções para os resíduos de nozes. Aproveita-se tudo! :)

Experimentem fazer um cappucino com este leite em vez de leite normal...hummmmmm

Rustyboobz

quarta-feira, 30 de junho de 2010

'No more plastic!'

O plástico é uma autêntica praga. Embora reconheça que há situações em que dificilmente lhe poderemos fugir, é minha convicção também que abusamos, inconscientemente, das embalagens de plástico. E nem quero pensar nos sacos de plástico dos supermercados - por muito que os reutilizasse apareciam mais cá em casa do que o que conseguia gastar. Entretanto, já encontrei uma alternativa :)

A este propósito, visitem o blog Plastic Manners, que mostra a luta de uma mulher para reduzir drasticamente o uso de plástico na sua vida ao longo de um ano. No blog, encontram também dicas e alternativas ao plástico. Este vídeo demonstra bem o processo que aí é descrito:


Esta questão do plástico fez-me lembrar do que acontece com as novas tecnologias da informação: recebe-se mails, guarda-se a informação em suportes digitais mas muitas pessoas continuam a imprimir informação não essencial em papel. Que desperdício de recursos!

Rustyboobz

sábado, 26 de junho de 2010

Retrosarias



Uma breve passagem por aqui para recomendar a leitura deste artigo do Diário de Notícias sobre as retrosarias da Rua da Conceição (Lisboa). A não perder!

Rustyboobz

terça-feira, 22 de junho de 2010

Máscara de mel para o cabelo




Nova semana e nova máscara para o cabelo, desta feita à base de mel e azeite :)

Basta juntar 80 ml de mel e 60 ml de azeite numa taça e misturar bem. Depois, é só vestir uma tshirt velha (para prevenir danos maiores) e aplicar mecha a mecha até cobrir o cabelo na totalidade. Massajar para que a máscara penetre bem no cabelo e colocar uma touca velha/envolver o cabelo em película aderente e deixar actuar durante 30 minutos.

Ora bem, nesta fase o cabelo não vai ficar com muito aspecto (imaginem uma pasta compacta de cabelo) mas isso passa :)

Decorridos os 30 minutos, lavar o cabelo. Achei bastante mais fácil e prático pentear o cabelo com um pente para retirar grande parte do mel do cabelo e só depois o lavar com água morna. Deverão ser necessárias 2 passagens de champô até o cabelo ficar totalmente limpo.

Resultado? Cabelo substancialmente mais macio, leve e brilhante, o que, na minha opinião, compensa largamente os 30 minutos de cabelo empastado e o champô gasto a lavar o cabelo :)

Rustyboobz


domingo, 13 de junho de 2010

Espelho meu, espelho meu....



..... existirá leite de limpeza melhor do que este? :)

Findo o meu creme de limpeza facial à base de mel (que encontram aqui) e do qual gostei bastante, decidi experimentar outro, à base de água de hamamélis.

Leite de limpeza de hamamélis
60 ml de óleo de amêndoas doces
60 ml água de hamamélis

1 c. s. glicerina
2 c. c. sabão líquido de azeite
1 cápsula de Vitamina E (conservante)

Misturar todos os ingredientes num frasco de vidro. Furar a cápsula de Vitamina E, verter o seu conteúdo para o frasco e agitar bem para misturar tudo. Para usar, basta colocar uma quantidade ínfima nos dedos e espalhar na pele húmida. Retirar com água morna.


Armazenamento:
preferencialmente, em frasco de vidro.
Validade: 1 ano (ou descartar quando o óleo apresentar um cheiro estranho)

Para mim, este leite de limpeza bate todos os outros que já experimentei, incluindo os de compra. Tenho
tendência para ataques de borbulhas e este é o produto mais eficaz que já encontrei em controlar esses bichinhos malditos que me assolam a cara.

A principal responsável é a água de hamamélis que possui propriedades adstringentes, anti-oxidantes e anti-inflamatórias e é usada numa profusão de áreas: beleza, oftalmologia (é o principal componente do Optrex, usado para tratar irritações oculares de curta duração) e tratamento de problemas venais. Como é anti-inflamatória, impede que as borbulhas progridam a ponto de me deixar uma cratera na cara quando rebentam.

Além disso, o facto de usar uma pequeníssima quantidade de líquido para lavar a cara (menos de 1 colher de chá por dia), implica que o custo do produto, em relação ao período de utilização, será bastante baixo.

Depois de lavar a cara, aplico o meu tónico de mel e leite mas isso ficará para outro dia. Boa semana!


Rustyboobz

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Burda Style 1/2010 - 108

Quando saiu o primeiro número da revista Burda Style em português, o modelo 108, descrito como uma 'blusa em jersey brilhante com efeito franzido no peito' chamou-me a atenção, pelo que, quando comprei tecidos a semana passada, pus mãos à obra. O resultado foi este:




Ainda estou a decidir se gosto de me ver com a blusa vestida (contingências de quem costura roupa...), dado que tem alguma folga na zona do peito, e tenho, também, de disfarçar o facto de a peça central não estar certa...ups....

Rustyboobz

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Spa facial em casa!



Quanto a vocês, não sei mas eu gosto de me mimar, seja com metros e metros de tecido, uma máquina de costura nova ou um tratamento de spa facial em casa. Ontem à noite optei por este último e que bela opção foi. Ora vejam:
  1. Limpeza de pele
  2. Sauna facial
  3. Máscara de argila e mel
  4. Tónico de leite
  5. Creme hidratante de mel e glicerina
  6. Oito belas horinhas de sono.
Rustyboobz

terça-feira, 8 de junho de 2010

Uma prendinha para uma bebé



Uma colega de trabalho vai ter uma menina no fim do Verão :D Como estive de férias a semana passada, dediquei uma tarde a fazer um conjunto de lençóis giros para o berço da bebé. Não consegui (nem quis..) fugir a um padrão clássico para meninas - lençóis cor de rosa com ursinhos e corações. Posso dar a volta que quiser ao discurso mas girls will be girls, venha daí o cor de rosa :)




O conjunto é constituído por um lençol de baixo ajustável, lençol de cima e fronha. A mãe da bebé gostou da prendinha e disse-me que vai ser bastante útil :D


Rustyboobz

sábado, 5 de junho de 2010

Ambientadores para roupeiro


Eis uma solução rápida e barata, sem químicos e desperdício de embalagens, para quem gosta de ter ambientadores no roupeiro: basta derramar algumas gotas de óleo essencial à escolha em bolas de algodão e colocar estas num saco de algodão (ou num quadrado de tecido de algodão a que se atam as pontas, o que foi a minha opção) que se pendura no varão. Mais fácil que isto não há!

Rustyboobz