domingo, 23 de setembro de 2012

Café, natação e dinheiro

Aqui e aqui,  dei conta de que tinha deixado de beber café, para passar a beber chá, poupando o ambiente (nada de copos de plástico para o lixo, 2 vezes por dia) e a minha carteira.

Muito tempo passou e voltei ao vício do café*, infelizmente, e com ele, regressou o aumento de despesas (5€ em café por semana, no mínimo). 

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Burdastyle 5/2012 - mod. 113A

Ultimamente, a BurdaStyle tem apresentado alguns modelos muito bons.

sábado, 11 de agosto de 2012

A vida prossegue

Se chegaram aqui, vindos do meu antigo blog, bem-vindos de volta. Novidades - vão encontrar em cima, à esquerda, novas secções - tutoriais, moldes e vendas

Se são novos por aqui, muito obrigado pela visita. Este blog é o sucessor deste blog, que decidi abandonar por motivos vários. Aqui fala-se de costura, tricot, croche, cozinha, etc, etc, etc. Em dias maus e muito bons, é o meu confessionário pessoal.

A todos, peço alguma compreensão, enquanto ultimo os pormenores do blog, especialmente a parte das fotos que aparecem distorcidas na página inicial (se alguém souber como acerto isso, fico muito agradecida), e carrego a informação nas novas secções.


Deixo-vos com Jorge Palma


Até à próxima!

Calções Iris - Iris shorts

Desde que ouvi falar dos moldes Colette, que tinha alguma curiosidade em experimentá-los. 

domingo, 1 de julho de 2012

Take 2


Mais uma tshirt, feita com base na Blank canvas tee

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Blank canvas tee - take 1

Blank canvas tee é um molde gratuito, com vários tamanhos, disponibilizado pela australiana Steph C., autora do blog 3 hours past the edge of the world. Além de disponibilizar o molde gratuitamente, a Steph lança todos os meses uma variação sobre este molde base, juntamente com as instruções de costura.

Experimentei anteriormente este molde para fazer uma simples t-shirt branca e gostei bastante, pelo que fiz um top de renda preta e tenho outra t-shirt branca, que irá ser bordada à  mão para fazer.

(foto com flash para se ver os motivos do tecido)

Trabalhar com tecidos de renda obriga a alguns cuidados para que as costuras não se desfaçam (estamos a falar de um tecido com uma trama muito aberta). Tinha duas opções para coser o top e garantir que as costuras ficavam seguras e com bom acabamento - ou utilizava a técnica das costuras inglesas ou francesas (existem as duas designações), o que implicava coser as peças avesso com avesso, virar e coser direito com direito, exemplo aqui, ou rematava tudo com fita de viés, o que tinha o inconveniente de criar algum volume nas costuras.

Optei por esta segunda hipótese, sabendo que a minha máquina às vezes implica com tecidos mais abertos, e porque queria um acabamento uniforme por fora e por dentro. O decote, as mangas e a bainha foram todos rematados com fita de viés de acabamento acetinado (devo ter utilizado +- 4 metros de fita para o meu tamanho - 30, o mais pequeno que a Steph disponibiliza.)

Devia ter esticado um pouco a fita de viés, aquando do remate do decote, para que ela ficasse bem assente. Como se pode ver pela foto, tem algumas irregularidades, mas é uma coisa com que posso viver.



Aqui o detalhe da bainha, com a fita de viés

e das mangas




E um exemplo dos remates interiores



Depois de três anos de costura (comecei a costurar em 2009 e tenho-o feito de forma inconsistente, reconheço), continua a ser interessante constatar como saber costurar me permite sair da minha zona de conforto - se tivesse de pagar para ter uma blusa deste género do pronto-a-vestir, provavelmente não a compraria, argumentando que é uma moda passageira e que o tecido é frágil. 

Como me ofereceram o tecido (obrigado, N.!) depois de o ter namorado várias vezes na loja e fui eu a fazer o top, assegurando-me que resistiria ao uso e às lavagens, tenho uma peça que, em condições normais, não compraria.

Até à próxima

Rustyboobz

domingo, 18 de março de 2012

T-shirt comprida/Túnica - Burda Easy Fashion

Tinha este tecido, comprado na secção de retalhos da Feira dos Tecidos (3 ou 4€), guardado há já algum tempo.           
                                                          

Como estou a precisar de peças de roupa básicas (tshirts e tops), fui buscar a Burda Easy Fashion Outono/Inverno de 2010, para fazer uma tshirt de manga comprida (terceiro modelo da fila esquerda, na imagem abaixo).

O único senão é que o molde não vinha incluído na revista, dado que era para ser descarregado a partir do site alemão da Burdastyle. Tive sorte e encontrei este e outro molde num blog de costura.

A construção não tem nada de relevante a apontar. Omiti o pormenor do punho das mangas, com um buraco para o polegar, bem como os detalhes dos ombros, que não faziam sentido neste tecido, e não fiz bainhas, dado que este tecido não desfia.

Estou contente com o resultado mas não totalmente - o decote é muito subido e, neste tecido, dá-me a sensação de que fico com ar de matrona.  Vou, assim, aventurar-me a fazer um decote redondo, para dar um ar mais leve à tshirt. Também as mangas são muito compridas. Ainda estou a decidir se as corto ou não.

Rustyboobz




segunda-feira, 5 de março de 2012

My Image Cowl Top

É já a minha terceira experiência (2 tops para mim, 1 para oferecer) com este molde (M1152) da revista My Image (Winter  2011/2012), que aliás está agora com um preço mais reduzido.



No blog Fehr Trade. encontram um tutorial de como finalizar a costura dos ombros e do decote de uma só vez.

Rustyboobz

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Colete Franzi

Depois de uma prolongada ausência, estou de volta à costura. Hoje,  mostro o meu novo colete. Utilizei um molde gratuito (tracei o tam. 34) disponível no site Burdastyle [aqui]

Decidi não fazer casas para os botões, colocando, ao invés, molas de pressão. Os botões que se vêem na foto são apenas decorativos. 

(As fotos foram tiradas no meu local de trabalho, dado que o colete não serve no meu manequim.)






O molde original leva bolsos de chapa e presilhas nas costas, que optei por não colocar, de forma a obter um look mais simples. O colete é forrado e não tem vistas, o que facilita o processo de construção. Numa próxima ocasião (estou a pensar fazer um outro colete em preto), irei colocar as vistas, dado que dão um melhor acabamento à peça.

Entretanto, terminei uns calções da revista Burda Style de Julho de 2009, que colocarei aqui, assim que tiver fotografias.

Rustyboobz