segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Weekender travel bag - Mala de viagem





Depois de ter feito uma bolha no dedo a coser o forro desta mala à mão (!!!!), consegui terminar finalmente a dita.

O molde é da Amy Butler, conhecida designer norte-americana de moldes e tecidos Chorei todos os cêntimos que este molde (estupidamente caro) me custou mas o resultado final bem que os vale.

Claro que antes de gastar dinheiro, li imensas reviews, bastante assustadoras por acaso - era a quantidade de agulhas que se partiam, o trabalho que se tinha a colocar o piping, as camadas de tecidos a coser...

No fim, acabou por correr tudo bem, embora tenha consciência de que tal pode derivar do facto de não ter utilizado alguns do materiais recomendados, nomeadamente o Peltex, uma espécie de estabilizador, que torna as camadas de tecido ultra resistentes, logo difíceis de costurar.

Para reforçar a mala utilizei a entretela mais resistente que encontrei na loja e, parece-me agora, devia ter colocado uma segunda camada no fundo da mala para que resista melhor ao uso. Como já disse, o forro é cosido à mão (que tédio...) pelo que facilmente posso acrescentar outra camada de entretela.

Caso ainda não se tenham apercebido, esta mala é grandeeeeeeeeeeeeeeeee. Embora o nome aponte para uma escapadinha de fim de semana, facilmente vou conseguir enfiar roupa e afins para 5 dias (embora tenha de reconhecer que sou mocinha para viajar apenas com o essencial e não com a casa atrás. Os anos longe de casa na Universidade, com viagens semanais de comboio, curaram-me desse péssimo vício).

A mala tem 4 bolsos exteriores (2 laterais, como o da foto abaixo e 2 frontais), óptimos para colocar revistas, livros, garrafas de água ou todas aquelas coisas que nos mantêm entretidos nas viagens. No interior não existem bolsos, o que não me incomoda particularmente. No entanto, pode utilizar-se um tutorial como este para criar um.



O cordão que decora a mala é uma das coisas que mais tempo demora a fazer. Implica cortar tiras de tecido (muitas, muitas tiras) em viés, cosê-las umas às outras, colocar o cordão no seu interior, coser sem apanhar este....ok, já estão a perceber.

As alças foram a seca do costume, quase tão más para virar como as da mala Tatanne que fiz.

Erros e pespontos tortos à parte, gosto imenso desta mala, estou a prever usá-la bastante (aliás, já fui de viagem com ela) e até mesmo fazer umas quantas para oferecer como prendas de Natal. Se calhar, é melhor começar a trabalhar entretanto para isso :)

Rustyboobz

PS- Tecidos do IKEA, como já é hábito por aqui.


sábado, 21 de agosto de 2010

Jeans - pt 2

Ora bem, depois de 3h de trabalho ontem e hoje na máquina de costura (já tinha as peças cortadas), os meus jeans chegaram a este ponto




(se não acharem piada aos jeans, podem sempre acompanhar o episódio dos Simpsons em pano de fundo)

Ainda tenho algum trabalho pela frente, nomeadamente a criar pinças que ajustem as calças à minha cintura (herdei, não sei bem de quem, um behind muito pouco condizente com o resto do meu corpo :s), e a coser a cintura e as presilhas para o cinto.




Como esta era a primeira experiência com este molde, comprei uma ganga mais barata e cuja côr não era exactamente a que pretendia. No entanto, e pelo que já vi, irei usar estas calças bastantes vezes, dado que têm um bom corte e são extremamente confortáveis.

Embora se vejam algumas linhas de stress na parte da frente na primeira fotografia, penso que as mesmas se devem a excesso de tecido, o que irei tentar rectificar na próxima semana.

Agora tenho de ir acabar o meu saco de viagem, já que preciso dele para segunda-feira :)

Rustyboobz

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Jeans - pt 1

Com um bocado de sorte, engenho, tempo (e se seguir todas as instruções :p), isto




há-de transformar-se em algo remotamente parecido com isto:



Mãos à obra!

Rustyboobz

PS- tenho um molde a mais destes jeans. Está intacto e vou colocá-lo à venda dado que não preciso de 2 moldes. Se alguém o quiser, mande-me um mail (está aqui ao lado) para falarmos melhor.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Pink alert!!!

A minha sobrinha mais nova pediu-me um vestido como prenda de aniversário, com as seguintes especificações: tinha de ser cor-de-rosa e com fitas para atar no pescoço. Fui à loja e comprei o tecido cor-de-rosa mais berrante que encontrei (não quero que falte nada às minhas miúdas :):






Como o vestido é bastante largo, e sabendo como a E. é vaidosa, fiz um cinto com um laço no mesmo tecido - ajusta o vestido e dá-lhe um ar de adulta que ela vai adorar (quase tanto como andar em casa com os sapatos da mãe e vai compensar a ausência das alças:)



Como já é costume, não consegui fotografar o vestido na sua cor real, mas, acreditem, é mesmo cor de rosa berrante, daquele que fere os olhos :D

O vestido ajusta na parte superior com franzidos e termina com um folho enorme. Agora é só esperar que lhe sirva (esqueci-me de tirar as medidas à E., pelo que tive de me guiar pela minha própria estrutura. Embora tenha apenas 9 anos, não é muito mais pequena que eu! O que é que as crianças comem hoje em dia???)

Rustyboobz

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Limpar o lava-loiças pt 2

Quem tem lava-loiças deste género



sabe que se acumula água e sujidade nas indentações do lado direito. Geralmente, a solução é um detergente comercial cheio sabe-se lá de que químicos que vão cano abaixo e poluem as águas.

Com tanta coisa útil e eficaz para limpar a casa nos armários da cozinha, não vale a pena gastar dinheiro em detergentes!


Aqui já tinha mostrado uma forma de limpar tal coisa. Hoje experimentei uma variação desta solução igualmente eficaz. Basta polvilhar o lava-loiças com bicarbonato de sódio, espalhar uma pequena quantidade de sabão líquido de azeite e esfregar. Lavar o lava-loiças com água quente e espalhar vinagre pelo mesmo - além de eliminar qualquer resíduo do bicarbonato, desinfecta aquele (o cheiro desaparece rapidamente, juntamente com qualquer bichinho indesejado que ande pela cozinha).

E é assim que cá em casa se ajuda o ambiente, poupando dinheiro simultaneamente :)

Rustyboobz

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Saco Tattane

Estou de férias há quase uma semana, pelo que me dediquei à costura. Entre outras coisas, fiz esta mala, ou melhor, saco, dado o seu tamanho (a minha máquina de costura cabe lá dentro :o), para uma amiga que fez anos recentemente. Encontrei o molde e as instruções aqui (abençoada Internet :D). É um saco mesmo grande, com um bolso exterior (o original tem 2) e fitas laterais. As alças prendem em argolas de metal.

Os tecidos vieram, uma vez mais, do IKEA. O saco em si não é muito complicado de costurar mas ainda envolve algum trabalho a construir os moldes e cortar os tecidos. O que demorou mesmo muito tempo foi virar as alças para o direito para as coser :s (e ainda consegui rasgar uma :s :s)

Passemos às fotos, então.


Saco Tattane

O pormenor das fitas laterais

SDC11898

O forro

SDC11901

Embora pareça preto, o tecido exterior é cinzento escuro, uma cor neutra, pelo que escolhi um tecido claro para o interior para fazer contraste. A minha amiga é daquelas pessoas que traz a casa atrás na mala, pelo que este saco deve ser perfeito para ela :)

Rustyboobz

domingo, 1 de agosto de 2010

I (L) Sigg

Quando comprei a minha garrafa Sigg há um ano atrás, não fazia ideia de que me iria tornar a fã nº 1 destas garrafas. O certo é que tenho já 3 (e prometi a mim mesma que iria ficar por aqui) - diferentes capacidades para fins igualmente distintos:

A que fica no meu local de trabalho (0,75l, modelo desportivo)





A cá de casa (1l, design clássico)




A que anda na mala (é a mais recente aquisição, 0,4l, design clássico)



Rustyboobz