sexta-feira, 23 de julho de 2010

Óleo corporal hidratante


Isto de fazer os meu próprios cremes tem os seus quês e uma das suas grandes vantagens é que dificilmente se estraga matéria-prima, por exemplo, se um creme ficar muito líquido pode sempre usar-se como loção corporal. 'Nada se estraga, tudo se aproveita'.

Esta diatribe vem a propósito de uma experiência que, esta semana, correu bem mas que não teve o resultado previsto. Eu queria fazer uma manteiga corporal à base de manteiga de cacau e de óleo de coco mas, como já é habitual, fiz as coisas a olho, pelo que, em vez de obter um creme, acabei com um frasco de óleo corporal hidratante, ups :)

Creme ou óleo, o que interessa é ser hidratante. E ainda fico a cheirar a beijinhos de coco :)

Rustyboobz

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Desodorizante caseiro




A maior parte dos desodorizantes à venda tem alumínio, ingrediente que tem suscitado um aceso debate sobre o seu possível impacto na saúde, especialmente no que diz respeito à relação com o cancro da mama. Quanto aos anti-transpirantes, para além de conterem igualmente alumínio, diminuem a transpiração, evitando que as toxinas sejam eliminadas do corpo. Not good...

Aliei estes factos ao de o meu desodorizante ter acabado, para experimentar fazer o desodorizante que encontrei no blog blog Angry Chicken.

Os ingredientes base são manteiga de karité, manteiga de cacau, bicarbonato de sódio e amido de milho. Para preservar o produto final, utiliza-se cápsulas de Vitamina E e, para atribuir algum aroma, óleos essenciais (no meu caso, coloquei apenas 1 gota de óleo essencial de melaleuca - tea tree oil - e apenas por causa das suas propriedades anti-bacterianas, dado que não sou adepta de produtos de beleza com cheiro demasiado activo.)

Pode parecer uma mistura bastante insólita de ingredientes mas o bicarbonato de sódio é conhecido por neutralizar odores e absorver a perspiração. O amido de milho tem esta mesma função, funcionando as manteigas como os elementos emolientes do desodorizante.

A primeira impressão é a de que resulta! Funciona tão bem como qualquer desodorizante comercial, o que é excelente, atendendo a que o ar condicionado do meu local de trabalho tem um funcionamento muito muito peculiar....

O único senão que encontrei nesta receita foi o de que, com as quantidades da receita original, o desodorizante ficava demasiado sólido, obrigando a retirá-lo com uma mini colher.
Resolvi o problema, derretendo o desodorizante que fiz e acrescentando mais manteiga de karité. (A autora do Angry Chicken deixa a sugestão de adicionar glicerina para tornar o produto mais macio.)

E pronto, menos um produto a comprar e menos embalagens cá no burgo. A esta altura, já substituí os seguintes produtos pelos seus correspondentes caseiros, mais saudáveis e baratos:

  • Exfoliantes (mãos, pés, corpo e lábios)
  • Creme de mãos
  • Bálsamo para os lábios
  • Máscaras faciais
  • Máscaras para o cabelo
  • Creme hidratante para a cara
  • Creme para o contorno dos olhos
  • Tónico facial
  • Leite de limpeza facial
  • Desodorizante
  • Hidratante corporal

Tem sido complicado substituir o champô, dado que ainda não consegui encontrar uma alternativa que me agradasse. Já experimentei uma ou outra e não me agradou, pelo que tenho de continuar à procura. :(


Rustyboobz

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Boca doce :)

Há anos que sou viciada num bálsamo para os lábios da Body Shop. Acontece que o último que comprei desapareceu nas profundezas da minha mala ou mochila e não lhe ponho os olhos em cima há já umas semanas valentes, mesmo depois de ter revirado tudo :(:(

Podia comprar um novo mas isso não tinha piada nenhuma :) Andei à procura de receitas mas quase todas incluíam cera de abelhas, que é coisa que não tenho exactamente à mão. Já estava quase a desesperar quando encontrei
esta receita no blog Angry Chicken.

Tinha todos os ingredientes em casa e em 5 minutos tinha 3 frascos de bálsamo para os lábios. Da receita original, excluí o óleo essencial. Na minha opinião, a quantidade de óleo é demasiado grande e, como vou oferecer um frasco ao meu melhor amigo, está-me a parecer que ele dispensa andar por aí a saber a laranja ou outra coisa qualquer ;)





E já que estamos a falar disto, aproveitei a ocasião para fazer um exfoliante para os lábios. (o frasco grande na foto).

Parece estranho mas já que estamos a falar no assunto, porque não tratar dos lábios com os mesmos cuidados que o resto do corpo
? (isto vindo de uma gaja que se esquece de usar, em 99,9% dos dias, as 544 sombras, máscaras e eyeliners que tem à disposição tem o seu quê de ironia...)

Para fazer o exfoliante, misturei, num frasco de vidro, 60 ml de açúcar branco e óleo de amêndoas doces e mel em quantidade suficiente para formar uma pasta. Misturar bem e está feito. Aplicar sobre os lábios molhados, esfregar suavemente e retirar com água. Aplicar um bom hidratante próprio.

Rustyboobz

PS- No blog
Angry Chicken, encontram também uma receita de desodorizante caseiro, que é a minha próxima experiência.


Saudades


sábado, 17 de julho de 2010

Top cai-cai

Uma das coisas que mais gosto é agarrar em peças de roupa que estão boas, mas que por qualquer motivo já não usadas, e transformá-las em algo novo para mim. Infelizmente, não o faço frequentemente por falta de matéria-prima :( (já agora, se alguém tiver camisas de homem em bom estado, podem sempre enviar-mas, serão mais do que bem recebidas :)

O ano passado transformei uma camisa de homem numa camisa para mim. Aqui há umas semanas, resolvi dar uso a uma camisa que o meu amigo Z.C. me deu para este mesmo fim, sabendo do meu gosto por alterar roupa.

Com o entusiasmo em começar a cortar a camisa, esqueci-me de tirar fotografias ao original - basicamente, era uma camisa azul clara da Giovanni Galli, do género que já se tornou um clássico da indumentária masculina.

Optei por fazer um top cai-cai, pelo que cortei a parte superior da camisa, eliminando as mangas e o colarinho. Depois de 2 ou 3 horas de alfinetes, alinhavos e ajustes, eis que surgiu o meu novo top:







(fotos tiradas depois de um dia de trabalho por um fotógrafo pouco colaborante :)

Gosto imenso deste tipo de projectos. É que além de roupa nova dar sempre jeito, os tecidos das camisas são sempre muito bons. E tecidos bons poupam sempre tempo, especialmente na hora de passar a ferro ;)

E já agora, obrigado ZC!!!!
Rustyboobz

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Impagável...

...é a cara com que algumas pessoas ficam quando descobrem que costuro :) É interessante ver como as pessoas se fiam no meu estilo informal de mocinha acabada de sair da Universidade e na minha (aparente) postura de 'tá-se bem', desligada das coisas, e tiram conclusões precipitadas sobre mim.

'Ogres are like onions'...;)



E para não ficarem a pensar que sou uma fada do lar, posso adiantar que, embora consiga fazer um vestido, sou incapaz de estrelar um ovo! Como se diz cá por casa, a perfeição é profundamente entediante.

Rustyboobz

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Encomendas - parte II

A amiga para quem fiz este top , pediu-me também um avental de ganga para usar no nosso local de trabalho. Gostei imenso de fazer o avental mas custou-me a módica quantidade de 6 agulhas (4 partida e 2 tortas)!!!!!! Por isso, P., acho bem que gostes da coisa ;)

Conversa e remoques à parte, aqui fica o resultado final:






A parte superior




A parte inferior, com 4 bolsos para a P. guardar as canetas, tesoura e papéis com que costuma andar :)



Comprei a ganga numa loja de tecidos da Baixa de Lisboa (sem dúvida, um dos meus sítios preferidos da cidade, depois de Alcântara [suspiro de saudade..]) e o tecido das alças e rebordo veio do IKEA, que tem uma selecção de tecidos bastante interessante de que já sou cliente fiel :)

E agora, acho que vou deixar a máquina de costura sossegada até ao fim-de-semana que a bicha já trabalhou o suficiente esta semana...Ou talvez não, depende da chegada do molde de jeans que comprei online... ;)

Rustyboobz

Ps-as marcas brancas que se vêem nos bolsos são marcações com giz de alfaiate que me esqueci de apagar para a foto, ups :)

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Licor de cereja



Fazer licores é definitivamente um dos meus hobbies preferidos a par da costura, o que não deixa de ter o seu quê de irónico, atendendo a que não bebo álcool - nem uma reles imperial :)

Faço-os porque acho piada ao processo, no Natal garrafas de licor dão sempre prendas jeitosas e, factor de extrema importância, a aguardente vem cá ter a casa à borlix.


Desta vez, aproveitei as cerejas (vindas directamente do Fundão) que uma colega de trabalho me deu e coloquei-as num frasco com aguardente e açúcar.

As quantidades foram estas: 500 g de cerejas lavadas e sem o pedúnculo, 750 ml de aguardente e 250g de açúcar. Fechar o frasco e agitar todos os dias durante 2 ou 3 semanas.

Findo este prazo, filtrar primeiro por um filtro de meia e depois por filtros de café de papel. Engarrafar e deixar repousar uma semana ou duas antes de consumir.


Rustyboobz


Finito...

E porque hoje já parti 4 agulhas e entortei a 5ª (e última...), vou ouvir coisas boas como esta, esquecer-me da máquina de costura por hoje e dedicar-me ao ioga



Rustyboobz

Encomendas - parte I

Então pois que uma amiga anda a dizer-me para lhe fazer roupa desde que comprei a minha primeira máquina de costura há mais de um ano. A persistência realmente resulta e eu acabei por ceder - primeiro um top tipo tubo em jersey, de que não há muita coisa a dizer, e agora este top:


Novamente jersey, desta vez em alfazema. O top termina com uma fita de atar (que infelizmente não se vê na foto) e franzi a zona superior com fio elástico para ajustar melhor ao peito. (
O top está direito, eu é que não consigo tirar fotos de jeito :( )

P., espero que gostes.

E agora, vou à segunda parte da encomenda da P. Até logo!

Rustyboobz

domingo, 11 de julho de 2010

E voltamos a falar de plástico

Cá em casa, mora agora uma destas - garrafa SIGG (1 lt)



Já tenho uma (que fica em permanente no meu local de trabalho) e a função desta é lembrar-me de beber água quando estou em casa (sabe-se lá como, esqueço-me de o fazer...desconfio que seja a terceira idade :)

A este propósito, lembrei-me das notícias que tenho lido sobre o aumento do consumo de água engarrafada. Aparentemente, é um fenómeno que assenta na percepção de que a água da rede não tem qualidade suficiente, o que pode ser aferido ou não se se consultar o site do SMAS do concelho onde se reside. E a partir desse momento, a escolha é de cada um.

Assumindo que a água da rede cumpre com todos os parâmetros, se a mesma apresentar um sabor estranho (que não é nocivo, apenas incomodativo) pode ser sempre filtrada em casa com jarros próprios ou colocada no frigorífico para eliminar o mesmo e aí já não há qualquer desculpa para não se consumir água da torneira.

A questão é que para além do impacto económico que o consumo de agua engarrafada tem no orçamento de cada um de nós, existem consideráveis consequências ambientais - cada uma dessas garrafas, caso não seja colocada no respectivo ecoponto, durará mais que a pessoa que a bebe...

No que me diz respeito, eu não quero deixar um mundo plastificado às minhas sobrinhas. Bebam água da torneira, comprem SIGG's ou similiares (se puderem, claro) mas façam alguma coisa para diminuir o volume de plástico existente no planeta. E lembrem-se que pensar em fazer alguma coisa não é o mesmo que fazer. Decisão não é definitivamente o mesmo que acção.

Rustyboobz


sábado, 10 de julho de 2010

Detergente para a roupa



Já aqui coloquei uma alternativa aos detergentes comerciais para a roupa. Entretanto, há alguns meses experimentei um detergente caseiro líquido, à base de sabão de azeite. Os resultados foram bons, no entanto, devido ao preço do sabão não o tornei a fazer. Fica a receita para quem quiser experimentar.

2 ¼ chav sabão líquido de azeite

¼ chav. vinagre branco

1 c. sopa glicerina

¾ chav. água

10-15 gotas óleo essência à escolha (opcional)

(1 chav.=250 ml)

Misturar todos os ingredientes num frasco e agitar para misturar. Para cada máquina de roupa, usei 60 ml (4 c.s.)de detergente. (No caso de roupa muito suja, usar o dobro.)

A minha próxima tentativa irá ser um detergente com carbonato de sódio, que, até à data, ainda não consegui encontrar, e que deverá ficar mais barato que o de sabão de azeite.

Rustyboobz

terça-feira, 6 de julho de 2010

Líquido de limpeza multiusos



Continuo a minha luta para ter em casa produtos amigos do ambiente (e da carteira, já agora...). Gosto cada vez menos dos detergentes comerciais, com um cheiro irritantemente intenso e cheios sabe-se lá de que produtos químicos nocivos ao ambiente e à saúde.

Encontrei um líquido de limpeza multiusos fácil de fazer e barato e, acima de tudo, eficaz. (ninguém quer proteger o ambiente à custa de paredes e bancadas gordurosas..) Basta, num vaporizador, misturar os seguintes ingredientes: 500ml de água filtrada, 3 c.s. sabão líquido de azeite e 20-30 gotas de óleo essencial de melaleuca (tea tree). Fechar o vaporizador e agitar antes de usar. Basta pulverizar a zona que se pretende limpar e passar, de seguida, com um pano húmido.

Este líquido, além de limpar, ainda desinfecta as superfícies, graças às propriedades anti-sépticas do óleo de melaleuca.

Rustyboobz



domingo, 4 de julho de 2010

Leite de noz



Eu e o leite não nos damos lá muito bem (embora não tenha problemas com os seus derivados) e o leite de soja é muito doce para o meu gosto, pelo que decidi experimentar os leites feitos à base de frutos. Como tinha nozes à mão, fiz leite de noz.

1 cháv. miolo de noz
3/4 cháv. água filtrada
1 c.s. mel

Demolhar as nozes durante 8 horas. Escorrer, passar por água, secar com papel de cozinha e colocar no liquidificador. Adicionar a água filtrada (a quantidade de água é variável, conforme se queira o leite mais ou menos aguado)e o mel e triturar.

Filtrar por um passador, tendo o cuidado de espremer os resíduos de nozes para obter o máximo de líquido possível. Guardar no frigorífico até 3 dias. O leite pode separar-se enquanto está no frigorífico mas basta agitar para voltar ao estado normal.

Aqui encontram umas quantas soluções para os resíduos de nozes. Aproveita-se tudo! :)

Experimentem fazer um cappucino com este leite em vez de leite normal...hummmmmm

Rustyboobz