A maior parte dos desodorizantes à venda tem alumínio, ingrediente que tem suscitado um aceso debate sobre o seu possível impacto na saúde, especialmente no que diz respeito à relação com o cancro da mama. Quanto aos anti-transpirantes, para além de conterem igualmente alumínio, diminuem a transpiração, evitando que as toxinas sejam eliminadas do corpo.
Not good...Aliei estes factos ao de o meu desodorizante ter acabado, para experimentar fazer o desodorizante que encontrei no blog
blog Angry Chicken.
Os ingredientes base são manteiga de karité, manteiga de cacau, bicarbonato de sódio e amido de milho. Para preservar o produto final, utiliza-se cápsulas de Vitamina E e, para atribuir algum aroma, óleos essenciais (no meu caso, coloquei apenas 1 gota de óleo essencial de melaleuca - tea tree oil - e apenas por causa das suas propriedades anti-bacterianas, dado que não sou adepta de produtos de beleza com cheiro demasiado activo.)
Pode parecer uma mistura bastante insólita de ingredientes mas o bicarbonato de sódio é conhecido por neutralizar odores e absorver a perspiração. O amido de milho tem esta mesma função, funcionando as manteigas como os elementos emolientes do desodorizante.
A primeira impressão é a de que resulta! Funciona tão bem como qualquer desodorizante comercial, o que é excelente, atendendo a que o ar condicionado do meu local de trabalho tem um funcionamento muito muito peculiar....
O único senão que encontrei nesta receita foi o de que, com as quantidades da receita original, o desodorizante ficava demasiado sólido, obrigando a retirá-lo com uma mini colher.
Resolvi o problema, derretendo o desodorizante que fiz e acrescentando mais manteiga de karité. (A autora do Angry Chicken deixa a sugestão de adicionar glicerina para tornar o produto mais macio.)
E pronto, menos um produto a comprar e menos embalagens cá no burgo. A esta altura, já substituí os seguintes produtos pelos seus correspondentes caseiros, mais saudáveis e baratos:
- Exfoliantes (mãos, pés, corpo e lábios)
- Creme de mãos
- Bálsamo para os lábios
- Máscaras faciais
- Máscaras para o cabelo
- Creme hidratante para a cara
- Creme para o contorno dos olhos
- Tónico facial
- Leite de limpeza facial
- Desodorizante
- Hidratante corporal
Tem sido complicado substituir o champô, dado que ainda não consegui encontrar uma alternativa que me agradasse. Já experimentei uma ou outra e não me agradou, pelo que tenho de continuar à procura. :(
Rustyboobz