segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Lulas à Coge Çofar


Ser bibliotecária tem destas coisas - por vezes, entre livros já com umas décadas em cima, descobrem-se preciosidades.

É o caso desta receita - Lulas à Coge Çofar (na grafia da época), que uma colega de trabalho encontrou no livro Diu e eu, de Miguel de Noronha de Paiva Couceiro, editado em 1969 pela Agência Geral do Ultramar, e me deu.

(Breve interregno histórico: Miguel de Noronha de Paiva Couceiro foi Governador de Diu entre 1948 e 1950, quando ainda se falava do Estado Português da Índia. Coge Sofar foi protagonista de, pelo menos, um cerco a Diu em 1546.)

Voltamos agora à programação habitual :)




Lulas à Coge Çofar
(receita adaptada de Diu e eu, de Miguel Paiva Couceiro)

400 g lulas cortadas em rodelas
1 cebola picada

2 c. sopa de alho em pó
Azeite q.b.
1 malagueta
1 lata pequena de tomate
pelado (inteiros, aos bocados, o que tiverem à mão)
1 c. chá pimentão doce
Sumo de 1 laranja
Sal e pimenta q.b.

Numa frigideira, aquecer o azeite e juntar a cebola picada e o alho. Cozinhar até adquirir uma tonalidade castanha, mexendo constantemente. Adicionar as lulas e deixar cozinhar durante 10 min.


Juntar o tomate, a malagueta, o pimentão doce e o sumo da laranja. Mexer e deixar cozinhar em lume brando, tapando a frigideira. Provar e adicionar sal e pimenta q.b. Servir com arroz branco solto.
Bom apetite!

Rustyboobz


3 comentários:

  1. Cara Deana

    Esteja à vontade para partilhar. Obrigado pela visita.

    Andrea

    ResponderEliminar
  2. Caríssima Andreia

    Acabo de comer as lulas à Coge Çofar e são de facto uma delícia. Além de gostar muito de cozinhar, tive a sorte de arranjar, há mais de 10 anos, uma funcionária que é uma óptima cozinheira e adora experimentar coisas novas; foi ela que fez as lulas para o almoço. O meu marido, ultrapassou o seu, repetindo 3 vezes!
    Vou pôr então a receita no meu blogue com a referência ao seu.
    Muito obrigada e espero que continuemos o contacto. Diz no seu blogue que é bibliotecária, posso saber onde?
    Um beijo
    Deana Barroqueiro

    ResponderEliminar
  3. O meu querido Pai adorava esta receita e eu tive a sorte de a provar variadíssimas vezes!... Quando sou eu a cozinhá-las não são tão boas...😭😭😭

    ResponderEliminar

Comentários, críticas e sugestões são sempre bem-vindos!