segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Lulas à Coge Çofar


Ser bibliotecária tem destas coisas - por vezes, entre livros já com umas décadas em cima, descobrem-se preciosidades.

É o caso desta receita - Lulas à Coge Çofar (na grafia da época), que uma colega de trabalho encontrou no livro Diu e eu, de Miguel de Noronha de Paiva Couceiro, editado em 1969 pela Agência Geral do Ultramar, e me deu.

(Breve interregno histórico: Miguel de Noronha de Paiva Couceiro foi Governador de Diu entre 1948 e 1950, quando ainda se falava do Estado Português da Índia. Coge Sofar foi protagonista de, pelo menos, um cerco a Diu em 1546.)

Voltamos agora à programação habitual :)




Lulas à Coge Çofar
(receita adaptada de Diu e eu, de Miguel Paiva Couceiro)

400 g lulas cortadas em rodelas
1 cebola picada

2 c. sopa de alho em pó
Azeite q.b.
1 malagueta
1 lata pequena de tomate
pelado (inteiros, aos bocados, o que tiverem à mão)
1 c. chá pimentão doce
Sumo de 1 laranja
Sal e pimenta q.b.

Numa frigideira, aquecer o azeite e juntar a cebola picada e o alho. Cozinhar até adquirir uma tonalidade castanha, mexendo constantemente. Adicionar as lulas e deixar cozinhar durante 10 min.


Juntar o tomate, a malagueta, o pimentão doce e o sumo da laranja. Mexer e deixar cozinhar em lume brando, tapando a frigideira. Provar e adicionar sal e pimenta q.b. Servir com arroz branco solto.
Bom apetite!

Rustyboobz


3 comentários:

  1. Cara Andreia

    Sou autora de romances históricos, nomeadamente, sobre os Descobrimentos Portugueses, para o que faço uma imensa pesquisa. Achei graça ao facto de, estando a ver artigos e crónicas para o meu romance sobre Fernão Mendes Pinto, neste momento a tratar do 1º Cerco de Diu, quando buscava informações extras sobre Coge ou Coja Çofar, apareceu-me esta sua receita. Ora, sendo também boa cozinheira, fiquei encantada com este achado que gostaria de partilhar com os meus leitores, se mo permitir.
    Com os melhores cumprimentos
    Deana Barroqueiro
    d.barroqueiro@netcabo.pt
    http://deanabarroqueiro.blogspot.com/; http://conversacomleitores.blogspot.com/ e http://romancedabiblia.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Cara Deana

    Esteja à vontade para partilhar. Obrigado pela visita.

    Andrea

    ResponderEliminar
  3. Caríssima Andreia

    Acabo de comer as lulas à Coge Çofar e são de facto uma delícia. Além de gostar muito de cozinhar, tive a sorte de arranjar, há mais de 10 anos, uma funcionária que é uma óptima cozinheira e adora experimentar coisas novas; foi ela que fez as lulas para o almoço. O meu marido, ultrapassou o seu, repetindo 3 vezes!
    Vou pôr então a receita no meu blogue com a referência ao seu.
    Muito obrigada e espero que continuemos o contacto. Diz no seu blogue que é bibliotecária, posso saber onde?
    Um beijo
    Deana Barroqueiro

    ResponderEliminar

Comentários, críticas e sugestões são sempre bem-vindos!