sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Uma questão de economia caseira


Uma breve passagem por aqui para mostrar uma pequena prenda e, essencialmente, para mostrar como sai bem mais barato fazer determinadas coisas em casa, neste caso, extracto de baunilha.





Embora se possa comprar aroma de baunilha nas grandes superfícies por cerca de 3,30 € (200 ml), o que se está a comprar não se aproxima em nada ao que se faz em casa, nem em sabor, nem em qualidade.

Para além do mais, podemos ir 'atestando' o nosso extracto - basta acrescentar mais líquido à medida que se for gastanto aquele. E caso tenhamos usado uma vagem de baunilha numa qualquer receita, podemos juntá-la ao nosso extracto, depois de limpa, claro. Ou seja, o aparentemente mais caro, sai bem mais barato.

O único senão (se é que lhe podemos chamar isso) é que a essência tem de repousar 2 meses antes de se usar. Para mim, que tenho a dispensa atestada de licores a macerar, é apenas mais um frasco para espreitar todos os dias.

Caso tenham falhado TODOS os blogs que falam de extracto de baunilha, aqui fica a receita: numa garrafa (tipo as de água com gás) limpa e esterilizada , colocar 2 vagens de baunilha cortadas ao meio e encher com vodca. Rolhar e guardar em local seco e escuro durante 2 meses.

Já fiz extracto de baunilha para mim e para oferecer e continuo a defender o valor (e o sabor) deste.

Já agora, se alguém souber onde arranjar vagens de baunilha mais baratitas, avisem, por favor :)

Rustyboobz

Aproveito para mencionar que a minha ausência neste blog se deve a um projecto de costura que espero mostrar, finalmente, na próxima semana.


5 comentários:

  1. Ainda não experimentei, mas ando tentada. Quanto ao projecto, estou muito curiosa!!

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Experimenta que vale a pena! Quanto ao projecto está quase quase pronto ;)

    ResponderEliminar
  4. Já fiz a minha agora estou à espera de a poder usar.

    Quando às vagens... eu compro no Intermaché ou no E.Leclerc que são muito mais baratas que nos outros super. Mais ou menos metade do preço.

    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Olá Orquídea. Obrigado pela dica. Quando puder, vou passar no intermarché mais próximo.

    ResponderEliminar

Comentários, críticas e sugestões são sempre bem-vindos!